Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 06 de dezembro de 2016 - 16:19h
Extensionistas rurais são homenageados com dia de lazer   
Programação inclui torneio de futebol, atrações musicais e um almoço para os profissionais
Por:
Foto: Secom
Evento é organizado pelo Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap)
A terça-feira, 6, foi de lazer para os extensionistas rurais, que comemoram o dia da categoria com torneio de futebol, atrações musicais e almoço. O evento, organizado pelo Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), aconteceu na Associação dos Ex-servidores da Aster Amapá (Asser).

A programação foi uma forma de homenagem ao trabalhador que dedica seu tempo atendendo os agricultores familiares. “Para nós é uma data muito importante, por isso tiramos o dia para comemorar e fazer um momento de confraternização com os servidores”, explicou o diretor-presidente do Rurap, José Maria Damasso. 

O diretor destacou a importância do extensionista para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. O técnico auxilia o produtor no processo de produção, além de apresentar novas tecnologias e orientar a aplicação de técnicas para melhorar o produto e a produtividade.

Gabriel Pinheiro saiu da comunidade de Maruanum para participar da homenagem. O extensionista atua no Rurap há 15 anos. Durante esse tempo são muitas histórias para contar. “Estamos diretamente com os agricultores familiares e a cada dia é uma experiência nova, conhecemos histórias e ajudamos essas pessoas a crescerem”, informou.

O dia foi para reencontrar os amigos da extensão, como o Eulálio Lucien, que aproveitou o evento para trocar experiência com os amigos. “Não nos encontramos constantemente, então esse é o momento para refletirmos sobre o nosso papel na agricultura e trocarmos experiência”, afirmou. 

O Secretário de Estado da Agricultura, Hélio Dantas, que também é extensionista e esteve no evento. Na ocasião lembrou o processo de criação da atividade no Amapá e agradeceu o serviço prestado pelos trabalhadores. “Estamos homenageando esse profissional que se dedica a ajudar as famílias e quero agradecer a todos os colegas que contribuem com a extensão rural, que para nós é uma família”, disse. 

A data
O dia do extensionista rural é comemorado em todo o Brasil no dia 6 de dezembro. No Amapá, a atividade de extensão teve início em 5 de fevereiro de 1974. Mas foi no dia 23 de agosto de 1991 que o governo do estado passou a ser responsável pela extensão rural com a criação do o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR). Deste então, o órgão implementa políticas de desenvolvimento da agricultura familiar, com serviços de assistência técnica e extensão rural aos pequenos produtores e extrativistas. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá