segunda, 06 de novembro de 2017 - 21:17h
Governo entrega passagens para estudantes disputarem os Jogos Escolares
Amapá vai disputar os Jogos Escolares em Brasília, de 16 a 25 de novembro.
Foto: André Rodrigues
Participação dos atletas e paratletas nas competições foi garantida com as passagens entregues nesta segunda-feira

Os estudantes amapaenses que participarão dos Jogos Escolares da Juventude 2017, em Brasília e São Paulo, tiveram 191 passagens garantidas pelo governo do Estado nesta segunda-feira, 6. Os bilhetes foram entregues pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) com o objetivo de fortalecer a prática de esportes nas unidades de ensino e a incentivar jovens atletas do Amapá.

O investimento é de R$ 1,4 milhão, proveniente de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Roberto Góes, e mais contrapartida do Governo do Amapá de R$ 980 mil. O aporte é destinado para realização de grandes eventos esportivos amapaenses: o 1º Festival Desporto Cidadão, Campeonato Intermunicipal sub-17, Copa das Arenas, Jogos Escolares da Juventude e Festival de Artes Marciais.

Nesse sentido, inclusa no investimento destinado aos Jogos Escolares, está a concessão das passagens áreas, permitindo o deslocamento das delegações até a sede de realização das competições.

Os alunos irão competir nos Jogos Escolares da Juventude 2017 na categoria de 15 a 17 anos. As disputas acontecem em Brasília-DF, no período de 16 a 25 de novembro. Na capital do Brasil, o Amapá contará com uma delegação composta por 162 integrantes, entre alunos atletas, técnicos e dirigentes.

O Estado será representado em modalidades individuais e coletivas, nas categorias feminino e masculino. Nas modalidades individuais, o Amapá terá concorrentes no atletismo, badminton, ciclismo, luta olímpica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Já nas modalidades coletivas, no futsal, handebol, basquete e vôlei.

Já a delegação de alunos atletas paralímpicos é composta por 27 integrantes, entre pais de alunos, atletas e técnicos. Destes, 13 são alunos. Eles irão competir os Jogos Escolares Paralímpicos que acontecerão em São Paulo, no período de 20 a 25 de novembro.

Durante a cerimônia de entrega das passagens, no Palácio do Setentrião, o secretário do Desporto em Lazer, Júnior Maciel, lembrou que a maioria dos atletas que disputaram grandes eventos pelo país passou e começou a carreira pelas competições dos Jogos Escolares. “O atleta poder vivenciar, participar dessas competições é uma grande contribuição não apenas no esporte, mas como também pela experiência e troca de informações”.

O coordenador dos Jogos Escolares, Olivado Nunes, falou que o trabalho realizado com alunos requer, disciplina e dedicação. “As atividades iniciam nas etapas municipais nos 16 municípios, logo em seguida, os vitoriosos seguem para etapa estadual, que são selecionados para a etapa nacional. Esperamos ter grandes resultados este ano com nossas equipes”, afirmou Olivaldo.

Em pronunciamento, a secretaria de educação, Goreth Souza, que representou o governador Waldez Góes no evento, destacou a importância da atividade física para o desenvolvimento humano. “O trabalho que vem sendo realizado nas escolas do nosso Estado faz uma grande diferença na vida destes alunos. Trabalhando o desenvolvimento motor, físico e psíquico. Investir em esporte é ampliar a capacidade de cada um e ainda descobrir novos atletas amapaenses”.

O estudante da Escola Estadual Azevedo Costa, Rodrigo Vasconcelos dos Passos, 17 anos, foi um dos atletas que recebeu a passagem área para competição da modalidade olímpica de judô, em Brasília. “Sem as passagens não teríamos condições financeiras para participar dessa competição. Estamos felizes e iremos com muita garra para trazer as medalhas para o Estado do Amapá”, frisou o aluno.

Créditos:

André Rodrigues