terça, 06 de novembro de 2018 - 14:07h
Afap já concedeu mais de R$ 35 milhões em financiamento nos últimos 3 anos
As linhas de crédito mais procuradas são a Afap Amapá Solidário; Afap Microempreendedor Individuali e Afap Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Afap disponibiliza 19 linhas de crédito a empreendedores informais e microempresários

A Agência de Fomento do Amapá (Afap) conta, atualmente, com 19 linhas de crédito para atender do empreendedor informal ao microempresário. Dependendo da atividade que a pessoa deseja iniciar ou expandir, é possível escolher a linha de financiamento ideal para investir em um negócio

De acordo com o presidente da Afap, Francisco de Assis Costa, as linhas de crédito mais procuradas são a Afap Amapá Solidário (Amasol), destinada ao pequeno empreendedor informal; a Afap Microempreendedor Individual (MEI) e a Afap Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Mipem).

Nos últimos três anos, a Afap concedeu mais de R$ 35 milhões em financiamentos para vários tipos de empreendimentos. Em 2018, a agência teve à disposição R$ 12 milhões para financiamentos. “Esse valor é o volume que temos disponível para empréstimo no ano de 2018, mas o valor total financiado só será divulgado no balanço que será feito no dia 31 de dezembro deste ano’, explicou o presidente.

Durante esse período, a agência também concedeu financiamento para empreendedores que atuam nas mais diversas festividades culturais e religiosas do estado. “Nós também temos realizado ações durante o Carnaval, a Festa de São Tiago e o Festival da Castanha, entre outros eventos, para que os empreendedores possam ter um capital para investir durante esses eventos”, destacou Francisco de Assis Costa.

Em 2018, a Afap também concedeu financiamentos aos empreendedores vítimas do incêndio no Mercado Municipal de Oiapoque, ocorrido no dia 8 de março. Os empreendedores atingidos pelo sinistro tiveram seus créditos parcelados em 36 vezes com taxa de juros de 2%.

Além disso, existem na agência outras linhas de crédito destinadas à construção civil, produção rural, cultura, esporte, panificação, educação e aquisição de veículos como táxi, mototáxi e quadriciclo.

Mestrado

O governo do estado inovou também ao articular a Afap e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), fomentar pela primeira vez um curso de mestrado. Nessa primeira turma, 40 alunos foram beneficiados com crédito para o pagamento da pós-graduação. O valor integral soma mais de R$ 800 mil.

Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas tem como objetivo a formação para exercício de ensino, pesquisa, avaliação no campo das políticas públicas, formação de profissionais policompetentes na área, além de levar ao grau de mestre em planejamento de políticas públicas aos que cumprem todas as exigências do curso.

O professor Ocimar Aranha foi um dos beneficiados com a linha de crédito, que lhe garantiu acesso à especialização profissional.

“Aqui no nosso estado ainda temos dificuldades de acesso a um mestrado; às vezes temos que ir para outros estados, e isso requer custo. Então essa linha de crédito possibilita que a gente acesse esse tipo de especialização”, destacou Ocimar.

Como obter financiamento

Para acessar uma linha de crédito, o interessado deve assistir a uma palestra de crédito orientado, onde é possível conhecer todas as linhas de financiamento disponíveis e saber como acessá-las, além de receber todas as informações referentes à documentação, garantias, taxas de juros e prazos, entre outras.

Após a palestra, o interessado recebe formulário com todas as instruções para abertura do processo, de acordo com o tipo de financiamento escolhido. Após reunir toda a documentação necessária e dar entrada no cadastro, ele recebe visita do agente de crédito que fará a análise e comprovação das informações prestadas.

Créditos:

Irineu Ribeiro/Secom