quinta, 25 de agosto de 2016 - 15:15h
GEA anuncia obra da Rodovia da Integração que ligará a Zona Oeste à Zona Norte de Macapá
Empreendimento é uma nova alternativa de acesso às regiões. Obra consiste na construção de rotatória e pavimentação do ramal da Linha E.

O Ramal da Linha E será um importante ponto para a integração das Zonas Oeste e Norte de Macapá. O Governo do Amapá está trabalhando no projeto que visa interligar estas duas regiões da capital amapaense através desta via, que é acessada pela Rodovia AP-440.

O empreendimento consiste na pavimentação do trecho de 4,7 quilômetros do ramal, além de uma rotatória no entroncamento com a AP-440. O trecho final da obra, batizada de Rodovia da Integração, fará uma conexão com os bairros Parque dos Buritis e Infraero 2.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Jorge Amanajás, a obra será uma nova alternativa de acesso às regiões contempladas. O gestor explica que pela Zona Oeste, a rodovia pode ser ponto de acesso à Rodovia Duca Serra (AP-020).

“A obra será executada via administração direta e atualmente estamos trabalhando nas licenças ambientais. Esse empreendimento visa reforçar a integração metropolitana da capital, junto com outras obras importantes como a de alargamento e duplicação da Duca Serra e a obra de acesso à Ponte do Rio Matapi”, explicou.

Na Zona Norte, o empreendimento também dá acesso à Rodovia Norte-Sul. Nesta rodovia o governo está realizando as tratativas para retomar as obras através da liberação dos recursos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A conclusão da pavimentação do último lote da Norte-Sul também depende da conclusão do levantamento arqueológico na área que ainda resta ser pavimentada. Este trabalho está sendo realizado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá.

O diretor do departamento de engenharia de transportes da Setrap, Albério Marques, explica que no projeto da obra da Rodovia da Integração estão previstos os serviços de drenagem, terraplanagem, asfaltamento, sinalização, calçada, meio fio e linha d’água.

“Nossa intenção é iniciar os trabalhos no ponto inicial da obra em setembro. No nosso cronograma, a previsão de conclusão dos serviços é para o primeiro semestre de 2017, entre fevereiro e março”, concluiu.