sábado, 07 de agosto de 2021 - 08:46h
Com trajetória no setor econômico, Antônio Teles Júnior é o novo diretor-presidente da Agência Amapá
O economista foi secretário de Planejamento de 2015 a 2018 e, recentemente, esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento das Cidades.
Foto: Maksuel Martins/Secom
Na posse, Waldez destacou que o setor econômico é o maior desafio, por isso o Governo mantém equipes com expertise técnica e política.

O governador, Waldez Góes, empossou nesta sexta-feira, 6, o mestre em economia Antônio Teles Júnior como novo diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), substituindo a ex-presidente Tânia Maria.

Teles Júnior foi secretário de Planejamento de 2015 a 2018 - e conduziu a pasta em um cenário de crise econômica nacional. Além disso, ele foi gestor de Desenvolvimento das Cidades até 2021. Na posse, que ocorreu no Palácio do Setentrião, Waldez destacou a competência do corpo técnico da área econômica do Amapá.

“O setor econômico ainda é o maior desafio, por isso sempre busquei ao máximo equipes com expertise técnica e política. Tenho a certeza que nessa nova e desafiadora função, Teles será um agente inovador que contribuirá para o desenvolvimento do nosso estado”, disse.

Waldez destacou, ainda, que nos últimos anos, o Governo tem executado diversas estratégias econômicas para fortalecer o setor, como no enfrentamento à pandemia. Nesse cenário, o planejamento permitiu a criação de pacotes econômicos e sociais, o que refletiu em uma performance econômica positiva na economia no mês de abril.

LEIA MAIS: Pacote reúne medidas sociais e tributárias para recuperação da economia amapaense

Ao longo de sua carreira, Teles Júnior passou por secretarias e comitês do setor econômico em diversas áreas, além de ser um elo de ligação do Estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). Na posse, ele discursou sobre o legado que está sendo construído para a economia amapaense, como a segurança judicial trabalhada enquanto secretário de Planejamento e, depois, reforçada e implantada com os gestores municipais, durante a gestão na SDC, descentralizando as políticas públicas nos 16 municípios.

“Mesmo durante a pandemia, a capacidade de conciliar conflitos e gerenciar pessoas nos torna um Estado com visibilidade para o mercado financeiro e com um cenário de entrada de ativos na bolsa de valores e investimentos de grande porte para o longo prazo, já em execução”, afirmou o novo gestor.

Integração do setor econômico

Teles Júnior reforçou a necessidade dos gestores do setor econômico buscarem total integração, por conta da importância da união entre os órgãos para celeridade em processos e projetos. Ainda de acordo com o novo gestor, a descentralização implantada nos municípios, proporciona aos investidores mais segurança para realização de projetos em grande escala e de longo prazo.

O gestor relembrou também a execução da primeira concessão estadual de saneamento do Brasil, que está sendo financiada pelo Bndes deixando o Amapá em evidência nos trades internacionais - trade se dá por qualquer tipo de mercado ou negócio, tanto de capitais, quanto setoriais.

Diretor-presidente da Agência Amapá – Antônio Teles Júnior

Mestre em Economia e professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Teles foi secretário de Estado do Planejamento, onde coordenou o PPA (2015 -2018), secretário de Estado do Desenvolvimento das Cidades (2019-2021), e ajudou a formatar o programa de Ajuste Fiscal do governo do Estado.