Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 28 de outubro de 2015 - 17:58h
Sistema isolado de energia da Expofeira começa a ser testado
Três geradores termoelétricos com capacidade conjunta para 3,6 MW foram instalados no parque.
Por:
O Sistema isolado de energia que atenderá a 51ª Expofeira do Amapá foi testado na tarde desta quarta-feira. Às 17h, o sistema foi ligado ao Parque de Exposições da Fazendinha para o primeiro teste, de uma série que permanecerá até o dia de abertura do evento nesta sexta-feira, 30.

Três geradores termoelétricos com capacidade conjunta para 3,6 MW foram instalados no parque. Cada um possui potência de 1,2 MW. Desses, dois funcionarão permanentes dividindo a capacidade de atendimento entre 16h e 4h, o terceiro servirá de reserva caso algum apresente problemas.

Com os geradores funcionando na Expofeira, o evento não comprometerá o abastecimento da rede elétrica do Estado atendida pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).  Os equipamentos são suficientes para atender todo o evento.  “É um sistema independente, com geração de energia própria. Caso venha faltar energia em algum ponto da cidade, o motivo não será a Expofeira”, esclareceu o secretário adjunto de Estado do Planejamento, Otávio Magalhães.

De acordo com Magalhães, essa medida de instalar um sistema próprio, foi avaliada devido a demanda de abastecimento do parque, que não é suportada pela CEA. Por isso, a necessidade dos geradores.

Os equipamentos são tecnologias de ponta.  A empresa vencedora da licitação é a mesma responsável pela iluminação do Rock in Rio. No local, um computador controla todo o sistema de energia da feira.

A empreendedora Deise Pinheiro mora na Fazendinha e por muito tempo sofreu com falta de energia. “Estamos confiantes de que não vamos ter esse problema esse ano. A geração própria para a Expofeira é o que precisávamos”, afirmou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá