Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 19 de novembro de 2015 - 11:29h
Sesa discute políticas públicas para população negra
Na ocasião foi destacado a importância do preenchimento do campo denominado quesito Cor/Raça dos pacientes nos formulários do SUS
Por:
Para a construção efetiva de políticas de saúde que atendam as particularidades da população negra do Estado, a Gerência de Saúde Integral da População Negra da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reuniu na manhã desta quinta-feira, 19, com profissionais das portas de entrada da rede hospitalar. Na ocasião foi destacado a importância do preenchimento do campo denominado quesito Cor/Raça dos pacientes nos formulários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Conforme destacou o gerente de Saúde Integral da População Negra, Pedro Alencar, é através deste preenchimento que será possível ter conhecimento das principais doenças e agravos que acometem este público em específico. "Este procedimento vai melhorar a qualidade do serviço, pois será possível planejar uma agenda estratégica de saúde direcionada, garantindo os princípios do SUS de igualdade, universalidade e integralidade", completou.

 

O preenchimento do quesito obedece a recomendação do Ministério da Saúde e utiliza o método da autoclassificação ou autodeclaração, o mesmo do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE). Quem indica a cor/raça é o próprio usuário que busca atendimento e escolhe entre cinco categorias: branca, preta, parda, amarela e indígena.

 

Para a total consolidação do preenchimento a gerência de Saúde Integral da População Negra irá capacitar cerca de cem profissionais do Estado. Além disso será lançado uma campanha de sensibilização junto a sociedade de alerta para a importância da autodeclaração do quesito para a melhorar dos serviços de saúde prestado a sociedade.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá