Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 23 de outubro de 2015 - 15:27h
Seafro realiza primeira edição das Olimpíadas Quilombolas no Amapá
A olimpíada busca integrar as comunidades afrodescendentes com atividades de esporte e lazer
Por:
A abertura da primeira edição das Olimpíadas Quilombolas do Estado do Amapá, promovida pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), será no dia 31, às 17h, no Ginásio Avertino Ramos. A olimpíada busca integrar as comunidades afrodescendentes com atividades de esporte e lazer, e se estenderá até o dia 20 de novembro, fazendo parte do calendário da Semana da Consciência Negra.

A competição será divididas em diversas modalidades como cabo de guerra, futebol de campo, canoagem, ciclismo, resistência em baixo da água, corrida de cavalo e mais esportes que fazem parte da cultura das comunidades afrodescendentes.

A titular da Seafro, Núbia Cristina, destacou sobre a importância do evento para as comunidades quilombolas. Segundo ela, pelo menos 55 comunidades de dez municípios deverão participar das olimpíadas. “A intenção é fortalecer a política de integração. Temos como objetivo valorizar o seguimento dentro do nosso Estado. Vamos desenvolver pela primeira vez um evento desse nível e a intenção é que futuramente faça parte do calendário oficial da cultura”, destacou.

Para realização do evento, a Seafro firmou parcerias com a Associação Cultural e Desportiva Vem Brincar Capoeira e outras pastas do governo como a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Secretaria de Estado da Educação (Seed), e Inclusão e Mobilização Social (SIMS).

As comunidades vão disputar troféus e medalhas e, a que garantir o maior número de premiações dentro das categorias da olimpíadas, vai receber a quantia de R$ 5 mil. Uma das atrações será o concurso de Musa e Mister da Olímpiada Quilombola. A premiação para esse concurso é de uma moto modelo Honda Biz.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá