terça, 27 de outubro de 2015 - 10:37h
SDR define espaço para produtores da agricultura familiar
O espaço irá abrigar produtores de todo Estado, que fazem parte do Programa de Produção Integrada.
Por: Da Redação

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) definiu os espaços para os produtores da área de Produção de Alimentos por meio da agricultura familiar que estarão presentes durante a 51ª Expofeira do Amapá entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, no Parque de Exposições da Fazendinha.

O espaço irá abrigar produtores de todo Estado, que fazem parte do Programa de Produção Integrada (PPI), que consiste no plantio consorciado de diversas culturas como milho e macaxeira, além da inclusão de tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De acordo com o coordenador de agronegócio da SDR, Vanderci Firmino, os visitantes irão encontrar no local mostras de artesanato, polpas de fruta, abacaxi, banana, açaí, maxixe, coco, quiabo, hortaliças, cupuaçu, berinjela, mandioca e outras espécies.

"O espaço será de transferências de tecnologia, dando a oportunidade de verificar que com a decisão de se fazer uma agricultura sustentável e empreendedora podemos contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado", explicou.

Produção

Na área da agricultura de produção comercial, uma plantação de grãos com o cultivo de soja e milho demonstrará as técnicas de cultivo e beneficiamento. No espaço voltado para a agricultura familiar será criado um mini sítio com o cultivo de espécies como mandioca, feijão, milho, melancia, açaí, banana e hortaliças.

A Produção Florestal apresentará as potencialidades da madeira e oleaginosas como andiroba, pracaxi, copaíba, castanha do Brasil e as oportunidades que o setor pode oferecer na industrialização de produtos como alimentos, cosméticos e farmacêuticos.

Feira da farinha

Como parte da programação da Expofeira, está prevista para ocorrer na sexta-feira, 6, a Feira da Farinha, que vai reunir produtores de nove comunidades dos distritos do Pacuí e Maruanum para comercialização do alimento em atacado na área da agricultura familiar.

Nos demais dias de feira, os visitantes poderão encontrar a farinha vendida por quilo na casa da farinha presente na área da Mini Fazenda da agricultura familiar. "As pessoas vão poder encontrar lá o grão, a goma e a tapioquinha produzidas de forma artesanal", disse o coordenador.

Na Casa de Farinha será demonstrado o processo desde o cultivo da matéria-prima até a produção do alimento e seus derivados como tucupi e a tapioca.