Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 14 de novembro de 2015 - 11:51h
Projeto ‘Sonho de Menina’ reúne 36 debutantes
A grande festa que aconteceu no Clube dos Oficiais da Policia Militar e Corpo de Bombeiros é resultado da parceria da Polícia Militar (PM) com a Secretaria de E
Por:

A noite da sexta-feira, 13, foi a realização de um sonho para 36 moças, alunas da rede estadual de ensino da zona sul de Macapá. Com 15 anos de idade, as estudantes puderam desfrutar de um baile de debutantes como rege a tradição. A grande festa que aconteceu no Clube dos Oficiais da Policia Militar e Corpo de Bombeiros é resultado da parceria da Polícia Militar (PM) com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e 48 apoiadores que incluem salões de beleza, lojas de eletrodomésticos, restaurantes, supermercados, buffet, associações, faculdades, shoppings, centros educacionais, entre outros.

   

Tudo foi organizado e pensado com muito carinho, foram espaços decorados para fotos, brindes personalizados com o nome de cada debutante em cima das mesas, uma equipe de organização que recebeu os amigos e familiares, cardápio especial, música ao vivo e homenagens, como apresentação de três alunas cantando uma música gospel acompanhadas do maestro Venilton Leal.

 

Houve também duas valsas, a primeira foi realizada com alguém especial para as aniversariantes e a segunda com oficiais da Polícia Militar que estavam com trajes de gala para homenageá-las. Outro momento da festa que mexeu com as debutantes e que arrancou aplausos foi a apresentação do coreógrafo Agesandro Rêgo que também foi o responsável pela evolução coreográfica das jovens e militares.  

 

O tenente do 1º Batalhão da PM, Alex Sandro, responsável pelo policiamento escolar da zona Sul de Macapá, explica que o projeto foi pensado a partir do atendimento de algumas ocorrências e com a constatação que algumas jovens estavam fugindo de casa, faltando as aulas entre outros problemas. Partindo disso, foram desenvolvidas ações que pudessem reconstruir valores e dar a possibilidade de projeção de futuro.

 

“O projeto teve início nos meses de fevereiro e março, e no mês de agosto foi constituído uma comissão organizadora que também cuidou de registrar o trabalho. A festa é para as jovens que já completaram 15 anos, e para aquelas que ainda vão completar, considerando até o dia 31 de dezembro

 

Outro esclarecimento prestado pelo tenente foi a respeito da escolha das debutantes. Segundo ele, as escolas ficaram responsáveis pelo processo, já que o corpo técnico escolar conhece mais de perto os alunos. As Escolas Estaduais Alexandre Vaz Tavares, Carmelita do Carmo, Paulo Freire, Professora Rivanda Nazaré, Gonçalves Dias, Zolito Nunes, entre outras, fizeram parte do projeto.

 

Segundo explicou Sandro, para participar do projeto é necessário que a aluna tenha um bom desempenho escolar, além de apresentar qualquer indício de vulnerabilidade social, para seja possível contribuir na melhoria da qualidade de vida. Existiu também a escolha de moças que mesmo não tendo boas notas, os professores reconheceram a possibilidade de melhoria. “Temos a intenção de ampliar o projeto e que o baile vire tradição”, disse o tenente Alex Sandro.

 

Concomitantemente ao Baile, as jovens passaram por cursos de empreendedorismo, maquiagem, elaboração de curriculum e preparação para entrevistas de emprego, as capacitações foram realizados nos meses de outubro e novembro deste ano.

 

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, é uma iniciativa que foi abraçada por todos e significa a realização de um sonho para as jovens.

 

“Não é somente a possibilidade de viver um momento único e o acompanhamento durante uma vida pedagógica e produtiva. É a culminação de um trabalho em conjunto voltado para que elas percebam que o hoje é o amanhã e que tudo que está sendo feito é pensando no futuro”, afirmou Medeiros.

 

Para Maria do Socorro Costa, mãe da debutante Luciana de Sousa Costa, da Escola Estadual Irineu da Gama Paes, o momento é de muita felicidade. Ela conta que veio especialmente do município de Chaves no Pará para a festa. Mãe de 11 filhos, sendo Luciana a caçula, reafirma que era um sonho que não imaginava que iria realizar. “Estou também realizando um sonho e graças a Deus estamos muito felizes”, falou emocionada. 

 

A debutante Alexia Elaine, da escola Carmelita do Carmo, com lágrimas nos olhos, resumiu o sentimento das amigas. “Criei uma família com a aproximação de outras estudantes que se tornaram agora minhas amigas.  Vou sentir muitas saudades de tudo isso que vai ficar registrado na memória e no coração de todas”, ressaltou.

 

Debutante

A origem vem da palavra francesa début significa estreia, início. Esta é a condição que indica que as jovens começam uma nova fase na sua vida. A tradição das festas foi iniciada na Europa e tornou-se popular no Brasil na década de 50. Depois, teve uma queda nos anos 80 e de 2000 em diante voltou com força total, reavivando as tradições de vestidos elaborados e a valsa.

 

As famílias nobres realizam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá