Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 02 de novembro de 2015 - 12:01h
Programação de oficinas, palestras e seminários gratuitos começa nesta terça-feira
As oficinas terão início às 8h, na sala 1 do Pavilhão de Negócios, com o curso “Farmácia Viva”
Por:
Começa nessa terça-feira, 3, a programação de oficinas, palestras e seminários da 51ª Expofeira. Todas as atividades de conhecimento e capacitação são gratuitas e as inscrições deverão ser realizadas no local, por ordem de chegada dos interessados.

Ao todo, serão mais de 50 cursos com certificados, destinados a estudantes, produtores rurais, cooperativistas, empreendedores, técnicos de instituições públicas e privadas e a sociedade civil em geral, disseminando a inovação, gestão e tecnologia em mercado.

As oficinas terão início às 8h, na sala 1 do Pavilhão de Negócios, com o curso “Farmácia Viva”. Promovida pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), a oficina vai orientar os participantes sobre o cultivo e uso de plantas medicinais e produtos naturais, com preparos de remédios e fitocosmésticos caseiros. A carga horária é de 4 horas.

Também às 8h, na sala 2, no Pavilhão de Negócios, acontece a oficina “Cadeia Produtiva do Camarão da Amazônia”, ministrada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O objetivo é promover a capacitação da pesca sustentável. O curso prossegue até às 12h.

No período da tarde, das 14h às 17h, acontece a oficina Manipulação Higiênico-Sanitária de Pescado, promovida pela Iepa e Agência de Pesca do Estado do Amapá (Pescap). O curso acontece na sala 1 do Pavilhão de Negócios e ensinará técnicas e procedimento para manipulação adequada do pescado comercializado em feiras livres, segundo a legislação vigente.

Já no auditório do Pavilhão de Negócios, das 14h às 18h, o Sebrae ministrará o seminário “Cenários e Perspectivas do Setor de Petróleo e Gás na Bacia da Foz do Amazonas”. Serão abordados o cenário atual do setor de petróleo e gás e as experiências de perspectivas de atuações das empresas Total, Queiroz Galvão e BP.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, às 17h, a palestra “Política de Garantia de Preços Mínimos dos Produtos da Sociobiodiversidade” e “2º Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”. A palestra, com duração de 1 hora, divulgará políticas do governo federal, executadas pela Conab, para agricultura familiar extrativista. A atividade acontece na sala 1 do Pavilhão de Negócios.

Na programação da noite, o Sebrae será responsável pela oficina “Árvore de Natal com Jornal”, das 18h às 22h, no Pavilhão de Negócios, na sala 1. Os participantes aprenderão passo a passo a confecção dos produtos, moldes, preço de custo e de venda. No mesmo horário, mas na sala 2, haverá oficina em biscuit “Arranjos Natalinos”.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Mary de Fátima Guedes dos Santos, a programação tem como objetivo promover o impulso econômico e intelectual, contribuindo para novas oportunidades e possibilidades. “Uma forma de despertamos conhecimento, novas potencialidades e geração de renda”, disse.

Santos lembra que, como as inscrições ocorrem por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de cada sala onde será ministrado o curso, é importante que os interessados cheguem com, pelo menos, 30 minutos de antecedência, munidos de documento pessoal.

 

Cozinha Experimental e Arena Gastronômica

Para aqueles que adoram cozinhar, seja por hobby ou profissionalmente, além dos que pretendem se aventurar nessa nova e saborosa experiência, programação de oficinas gratuitas da Expofeira também está recheada de novidades.

A Cozinha Experimental, instalada no Pavilhão de Negócios, oferecerá nesta terça-feira, das 18h às 22h, a oficina “Drinque Raízes de Marabaixo” e “Entrada Camarão/Exibidinho”, além de “Costelinha de Tambaqui”. Promovido pelo Senac, a oficina tem como objetivo valorizar os produtos do município do Estado, com foco no empreendedorismo.

Já na Arena Gastronômica, das 19h às 20h30, o Restaurante Divina Arte apresentará o passo a passo de como fazer um risoto de pato, da chef Maria do Socorro Azevedo. Os cursos gastronômicos oferecerão todo material teórico e prático, além de degustação dos pratos.

 

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá