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quinta, 15 de outubro de 2015 - 16:56h
Professora amapaense tem projeto publicado na
A notícia da divulgação foi comemorada pela comunidade escolar nesta quinta-feira, 15, data em que se comemora o Dia do Professor.
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A professora de Língua Portuguesa, Adriana Idalino, da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, localizada no município de Porto Grande, teve o projeto "Petisco Literário - incentivo à leitura e contação de histórias", de sua autoria, publicado na "Revista do Professor". A notícia da divulgação foi comemorada pela comunidade escolar nesta quinta-feira, 15, data em que se comemora o Dia do Professor.

O projeto sobre literatura brasileira envolvendo textos, cinema, trabalhos manuais e de pesquisas tem como linha de intervenção atividades realizadas por alunos do 2º ano do ensino médio com crianças de duas turmas de 1º ano de escolas da rede municipal e estadual de Porto Grande.

A professora conta que a intenção foi tornar as aulas mais atrativas para os alunos. "Entendemos a leitura como um processo de construção que só se torna hábito ou prática frequente se for devidamente estimulada desde a infância, daí a oportunidade de torná-la significativa tanto para quem conta quanto para quem escuta as histórias", explicou.

Após a leitura, os alunos assistiram à adaptação cinematográfica da obra A Moreninha, em seguida, numa roda de conversa, estabeleceram relações entre o livro e o filme. "Depois, apresentei aos alunos o artigo 'Do cinema ao bordado' e falei sobre a arpillera, que seria o tema de nossa próxima atividade", disse Idalino.

A técnica consiste em contar histórias por meio de bordados e surgiu de uma tradição popular antiga na costa central do Chile. Para tecer as arpilleras são utilizados linhas, miçangas, retalhos de tecido e botões. A tela de fundo são sacos de juta, utilizados para armazenar grãos e farinhas, denominados arpilleras, em espanhol.

"Estamos muito felizes com o resultado do projeto. Acredito que atividades assim só têm a contribuir para o estabelecimento de vínculos de aprendizagem, além de promoverem o fortalecimento da relação professor/aluno/conteúdo", destacou a professora.

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