Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 08 de novembro de 2015 - 16:06h
Hip hop: batalha de dança de rua tem campeão na 51ª Expofeira do Amapá
O estudante Rafael Silva, do bairro Marabaixo, conquistou os jurados e levou premiação de R$ 200.
Por: Da Redação

No último dia de programação da 51ª Expofeira do Amapá, o palco do hip-hop foi tomado pelas batidas e manobras radicais na final da batalha de B-Boys e Danças de Rua. Durante toda a semana 60 dançarinos batalharam entre si e apenas quatro chegaram na final. O estudante Rafael Silva, do bairro Marabaixo, conquistou os jurados e levou premiação de R$ 200.

O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Instituto de Cultura Hip Hop do Amapá. Neste ano, especificamente, todos os movimentos e culturas foram valorizados, evidenciado a pluralidade do Estado. Para o secretário de Estado da Cultura, Disney Silva, foi uma verdadeira vitrine para esses segmentos, que antes não eram evidenciados na feira. “Conseguimos reunir vários artistas para desenvolver seus projetos, inclusive a cultura hip hop”.

O vencedor Rafael Silva, de 16 anos, fez questão de ressaltar que, além de se dedicar bastante aos seus estudos, também se empenha ao estilo hip hop. Ele se orgulha de ter vencido várias competições. “Para mim o hip hop é um estilo de vida. Sou muito feliz dançando”.

A competição teve B-Boys consagrados no Estado como jurados, entre eles B-Boy Renilson, campeão da Batalha Amapá deste ano e que representou o Brasil na competição Red Bull B One, que ocorre no mundo todo. Além do B-Boy Olho de Gato, campeão de 2013, e o vice-campeão B-Boy Snoop.

Segundo Zulu, presidente do Instituto de Cultura Hip Hop do Amapá, estes eventos também são uma preparação para a próxima Batalha Amapá que ocorrerá em abril de 2016.

A cultura hip hop teve início da década de 70 nos Estados Unidos, entre comunidades de origem africana e latina. As danças concentram-se nas batidas dos DJs, com dançarinos disputando entre si, com coreografias improvisadas. No Brasil, a origem se deu pela periferia de São Paulo nos anos 80. 

 

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá