Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 16 de novembro de 2015 - 11:50h
Governador Waldez Góes confirma participação no 12º Fórum de Governadores da Amazônia
O evento reúne os governos dos Estados que compõem a Amazônia Legal.
Por: Da Redação
O governador do Amapá, Waldez Góes, confirmou presença no 12º Fórum de Governadores da Amazônia, que acontece na próxima sexta-feira, 20, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA). O evento reúne os governos dos Estados que compõem a Amazônia Legal. Além do Amapá, participam do encontro os governadores do Pará, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O chefe do Executivo amapaense vai se juntar a outros líderes estaduais e técnicos de governo para traçar linhas de ação sobre vários temas, entre eles o enfrentamento à crise econômica, a pactuação de uma agenda voltada à infância e a definição de estratégia dos Estados da Amazônia para a 21ª Conferência do Clima (COP-21), marcada para dezembro, em Paris, cujo objetivo é a construção de um acordo global para o clima.

Durante o fórum, será proposta a pactuação da “Agenda Criança Amazônia” com compromissos para a promoção, proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes da região, num trabalho em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para melhoria dos índices de desenvolvimento humano das crianças na Amazônia, além da redução de índices de doenças, analfabetismo e taxa de mortalidade.

Na quinta-feira, 19, no Hangar, será realizada uma reunião preparatória entre representantes da área social dos Estados participantes para discutir ações que reduzam as desigualdades e garantam a inclusão social das crianças em risco social. Essa pauta deverá ser construída entre o poder público, empresários e a sociedade civil.

 

Combate à crise

O fórum também vai servir para que os governadores discutam medidas de combate à crise econômica pela qual passam os Estados e a União, quando serão avaliadas as iniciativas do Movimento Brasil Competitivo, que propõe uma união pela reforma do Estado, para construção de uma pauta consensual e um plano de trabalho conjunto entre os gestores estaduais para auxiliar o governo federal a enfrentar e superar a crise. No fim do evento, será assinada a Carta Belém, com as propostas e compromissos firmados entre os participantes.

 

Programação

20 de novembro

10h às 11h - Reunião de boas-vindas / alinhamento (Sala 1 – Governadores)

11h10 – Abertura - Reunião Plenária (Sala 2)

11h15 às 11h45 – Ministra Nancy Andrighi / Conselho Nacional de Justiça (CNJ) / Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais da Corregedoria Nacional de Justiça / Debates/encaminhamentos

11h45 às 12h15 – Tema 2 “Apresentação e Pactuação da Agenda Criança Amazônia"

12h15 às 13h05 – Tema 3 “Cop-21 – Agenda do GCF e dos Estados da Amazônia”

13h05 às 13h45 – Tema 4 “Pacto pela Reforma do Estado / MBC – Movimento Brasil Competitivo”

15h – Assinatura da Carta de Belém

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá