quinta, 05 de novembro de 2015 - 17:17h
Gestores discutem estratégias para melhorar os indicadores do IDEB no Estado do Amapá
Seed, com o objetivo de fortalecer a gestão educacional do Estado e dos Municípios, promoveu nesta quinta-feira, 5, o Encontro sobre os Planos de Educação e os Indicadores Educacionais do Estado Amapá

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), com o objetivo de fortalecer a gestão educacional do Estado e dos Municípios, promoveu nesta quinta-feira, 5, no Templo da Assembleia de Deus, o Encontro sobre os Planos de Educação e os Indicadores Educacionais do Estado Amapá.

Durante o evento foram trabalhadas as instruções normativas de elaboração do planejamento estratégico no intuito de estabelecer a Agenda Integrada de Operacionalização do Plano Estadual de Educação (PEE) e dos Planos Municipais de Educação (PME’S), visando melhorar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado do Amapá (IDEB/AP).

Na ocasião, o Comitê de Gestão Educacional da Seed, que tem a função trabalhar a formulação do plano estratégico de operacionalização do PEE, propôs a criação dos grupos de trabalhos locais, compostos pelas equipes municipais (secretários municipais de educação e integrantes de operacionalização do PME) e equipe estadual (gestores e coordenadores pedagógicos das escolas).

O Encontro contou com a presença de Frederico Neves Condé, coordenador nacional de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), que fez a leitura e análise dos índices do IDEB no Amapá.

Condé explanou, entre outros assuntos, a respeito da contextualização dos resultados utilizando como indicadores o nível socioeconômico e adequação na formação do docente.

“Vamos utilizar os números para reunir e apontar estratégias para combater os pontos fracos, delegando responsabilidades e prazos de execução das ações”, disse.

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, destacou que o Amapá tem todos os potenciais para ser um destaque na educação no que se refere à região norte. “Temos que prestar atenção nos dados e identificar quais fatores estão influenciando nos números do Censo Escolar. Contamos com a parceria dos secretários municipais para que façam essa leitura e para que possamos melhorar a qualidade do ensino em nosso Estado”, afirmou a gestora.

Participaram das discussões secretários municipais de educação, coordenadores, gerentes de núcleos, chefes de unidades da Seed, e ainda diretores e secretários escolares.