quarta, 06 de junho de 2018 - 13:02h
GEA compartilha ações integradas com gestores municipais para fortalecer educação pública
Seminário oferta informação e consultoria financeira a prefeitos, secretários e contadores. Inciativa é uma das ações do Programa Colabora Amapá.
Foto: Erich Macias/Seed
Evento ocorre durante toda esta quarta-feira, 6, no Sebrae Macapá

Com o objetivo de alinhar e compartilhar informações e estratégias para alcançar melhores índices educacionais, o Governo do Estado do Amapá (GEA) está realizando nesta quarta-feira, 6, no Sebrae Macapá, o II Seminário Organização de Redes - Colaborar para Crescer. O evento é uma oportunidade de socializar as demandas da área nos 16 municípios amapaenses e unir esforços para aplicar políticas públicas que garantam mais qualidade na educação.

O Seminário Organização de Redes é uma das ações integradas do Programa Colabora Amapá. A iniciativa fomenta ações conjuntas entre Estado e municípios com apoio técnico nos eixos administrativo e de aprendizagem. Na oportunidade, os prefeitos e secretários municipais de Finanças e Educação, além de contadores municipais, recebem consultoria sobre financiamento da educação, visando fortalecer a organização e a autonomia de cada município.

O seminário está sendo ministrado pelo consultor do Instituto Natura, Carlos Eduardo Sanches. Ele falou sobre a necessidade de melhorar o processo de gestão orçamentária e financeira no Estado e municípios, como acontece o financiamento da educação, o regime de colaboração e a metodologia para organização das redes.

Os representantes municipais também são orientados, ao longo do dia, sobre a importância de manter atualizado o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). A ferramenta eletrônica permite a coleta, o processamento, a disseminação e o acesso público às informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, sem prejuízo das atribuições próprias dos poderes legislativos e dos tribunais de contas.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretário de Educação do município de Porto Grande, Uilson de Souza, esteve presente no seminário. Ele acredita que a interação entre Estado e municípios vai ajudar a solucionar problemas logísticos. "Isso vai melhorar o transporte escolar e garantir a permanência do professor em sala de aula, por exemplo”, pontuou o gestor.

Para a secretária de Educação, Goreth Sousa, o Programa Colabora Amapá já permitiu avanços significativos para o fortalecimento da rede de ensino estadual. Ela frisa que é necessário continuar investindo em capacitação e, assim, garantir a boa aplicação dos recursos públicos.

“Este momento representa um novo passo, onde já avançamos bastante. Agora, precisamos discutir a autonomia administrativa e financeira dos municípios e continuar investindo em capacitação para superarmos os desafios da educação amapaense”, finalizou a secretária.