Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 03 de novembro de 2015 - 10:52h
Farinha colorida agrega valor nutricional ao produto mais consumido pelos amapaenses
O processo foi explicado durante a oficina de produção de farinha e derivados realizada pelo Rurap em parceria com a Embrapa
Por:
A farinha de mandioca colorida é uma das atrações na 51ª Expofeira do Amapá. Pode ser verde, rosa ou laranja. A farinha de tapioca e a goma para tapioquinha também ganharam cor. A diversidade de produtos derivados da mandioca agregados às técnicas inovadoras tem objetivo de impulsionar a economia do setor no Amapá.

O processo foi explicado durante a oficina de produção de farinha e derivados realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) em parceria com a Embrapa, e destinada a centenas de produtores de farinha do Estado que participam da Expofeira.

O objetivo é agregar valor nutricional ao produto. Depois de pronta, a farinha é misturada com essências feitas a partir do suco da cenoura, beterraba ou couve. A técnica inovadora surgiu através de pesquisas da extensionista social do Rurap, Fátima Santos.

“Visitando vários municípios percebemos que muitas crianças eram desnutridas. A partir daí, decidimos agregar valor nutricional ao produto que eles mais consumiam, no caso a farinha. Depois de alguns meses que a farinha colorida integrou o cardápio deles, percebemos que muitos superaram a desnutrição”.

Para o presidente da Associação de Produtores de Farinha do Amapá, Cláudio Brito, a novidade vai além do valor nutricional do alimento. “É importante que o primeiro ponto observado seja a questão nutricional. Mas também poder fazer disso um novo produto comercial”.

A farinha colorida pode ser degustada na Casa de Farinha, localizada na Mini Fazenda, no Parque de Exposições da Fazendinha.

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá