Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 06 de junho de 2018 - 16:52h
Estado entrega a agricultor primeiro veículo utilitário financiado pelo Frap
Beneficiado é do município de Porto Grande. Extensionistas do Rurap o ajudaram elaborando o projeto para garantir acesso ao financiamento.
Por:
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Entrega ocorreu nesta quarta-feira, 6, na concessionária que liberou o veículo, em Macapá

A partir desta quarta-feira, 6, o agricultor José Cordeiro Dias, 70 anos, que possui uma propriedade no assentamento do Munguba, no município de Porto Grande, não terá mais que se preocupar com a perda de parte de sua produção agrícola. Ele recebeu do governo do Estado, um veículo utilitário do tipo picape, o primeiro dessa natureza financiado através do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap).

O agricultor trabalha há mais de 20 anos com o cultivo de banana, laranja, limão, além da avicultura e a criação de suínos. “Tinha muita dificuldade para escoar minha produção até a capital e, agora, não terei mais este problema”, comemorou.

José Cordeiro relatou que a propriedade dele recebeu, em 2017, a visita de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), que constataram as dificuldades que ele enfrentava para escoar sua produção. “A falta de um transporte causou muitos prejuízos, já que não dava para trazer, até Macapá, tudo o que eu produzia”, relatou.

Para ter acesso ao financiamento, técnicos extensionistas do Rurap tiveram que elaborar um projeto para o agricultor. O responsável pelo Setor de Crédito Rural do Rurap, Valdenir Oliveira, explicou que, por se tratar do primeiro financiamento de um veículo feito pela Agência de Fomento do Amapá (Afap), através do Frap, o processo demorou aproximadamente seis meses para ser concluído. “Acredito que os próximos financiamentos dessa natureza serão mais céleres. Pois, agora, já sabemos o caminho”, garantiu Oliveira.

O agricultor terá carência de dois anos para começar a pagar o financiamento, e terá três anos para quitar. As parcelas podem ser pagas, anualmente, com direito a desconto de 20%. A entrega do veículo ao agricultor foi feita pelo diretor-presidente do Rurap, Hélio Dantas, na concessionária que liberou o veículo, em Macapá. Ele destacou a importância do Frap.

“É um investimento que dará liberdade para este agricultor escoar sua produção, pois ele não dependerá mais do suporte que o governo do Estado dá aos agricultores que não têm condições de transportar o que produzem”, explicou Dantas, referindo-se aos caminhões que limitam a quantidade de produtos, que podem ser estocados no veículo para serem levados ao destino da comercialização.

O diretor-presidente acrescentou que o Estado vem fazendo adequações em algumas linhas de financiamentos, visando garantir aos pequenos produtores o acesso para melhorarem a produção agrícola e o escoamento.

Financiamento

Para ter acesso a um financiamento do Frap, o produtor rural deve se dirigir ao escritório do Rurap, no município onde mora, e procurar as orientações de um técnico extensionista rural, que será o responsável pelo projeto.

É necessário que o agricultor tenha a documentação do terreno e de seus dados pessoais; declaração de aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que o reconhece como agricultor familiar e, uma proposta da concessionária do bem a ser financiado, qual será encaminhado para o agente financeiro.

Através do Frap, o governo do Estado já financiou quadriciculos para castanheiros do município de Laranjal do Jarí, no sul do estado, e um caminhão para produtores do município de Pracuúba, além de tratores para produtores dos municípios de Porto Grande e da capital Macapá.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Irineu Ribeiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá