Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 21 de outubro de 2015 - 15:43h
Empresa está preparada para coletar até 10 toneladas de lixo por dia durante a51ªExpofeira
A estimativa da produção residual foi feita com base nos dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais
Por:
Com um público estimado pela organização da Expofeira em 60 mil pessoas por dia, a Executiva Empreendimentos, empresa contratada para coletar o lixo gerado durante o evento, está preparada para recolher até 103 toneladas de resíduos sólidos nos 10 dias da 51ª edição, que inicia 30 de outubro e vai até 8 de novembro.

O contrato prevê ainda o recolhimento dos entulhos que surgem na montagem da estrutura física da Expofeira e, também, a limpeza dos resíduos cinco dias após evento.

A estimativa da produção residual foi feita com base nos dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), estatística que subsidia cientificamente a Política Nacional de Resíduos Sólidos – gerenciada pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo o estudo, em média, cada brasileiro gera 383 kg de lixo por ano, 1,04 kg por dia, e 43g por hora.

O Sebrae, parceiro do governo do estado na realização da feira, foi responsável pela contratação da empresa de limpeza. Segundo o superintendente da entidade, Carlos Alvarenga, nos dias que antecedem e nos pós-evento, 30 trabalhadores atuarão na coleta do lixo. No período da manhã, a partir de7h, toda a produção residual será recolhida a uma área já previamente destinada, localizada atrás do parque, de onde será levada à lixeira pública de Macapá.

Alvarenga lembra que natureza do lixo produzido na Expofeira é, basicamente, composta de restos de construção e de alimentos, descartáveis (copos e latinhas), materiais plásticos em geral, vidros (garrafas) e papel (embalagens). “Tivemos o cuidado de nos preocupar com essa demanda porque a coleta não adequada é prejudicial à saúde pública e danoso ao meio ambiente, principalmente porque teremos 10 dias de intensas atividades no parque, então é fundamental para o desempenho os trabalhos e para a comodidade do público em ambiente limpo”, ponderou Alvarenga.

Segundo a Executiva Empreendimentos, os trabalhos de limpeza iniciam nesta sexta-feira, 23, com a retirada de entulhos.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá