Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 19 de novembro de 2015 - 11:02h
Empossado Conselho Gestor do Programa Amapá Afro
Coordenado pela Seafro, o conselho institui formalmente o que na prática foi executado durante o ano de 2015.
Por:
Os membros do conselho responsável por gerir o Programa de Governo Amapá Afro, que visa promover políticas públicas para combater a intolerância religiosa e desigualdade racial à população negra do Estado, foram empossados na tarde desta quinta-feira, 19, no Palácio do Setentrião. Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afro descendentes (Seafro), o conselho institui formalmente o que na prática foi executado durante o ano de 2015. A união de diversos órgãos do governo para realização de ações que atendam o segmentos como saúde, cultura, segurança e educação.

Durante a posse, o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, ressaltou a importância e benefícios da união das ações em prol de um único objetivo. “Conseguimos construir esse programa e hoje estamos instituindo-o e orientado que o trabalho seja de forma integrada e com planejamento”, explicou.

O chefe do Executivo informou que é preciso que as secretarias trabalhem em conjunto para atender a população.  A medida reduz despesas e aumenta os resultados das ações, pois são planejadas e avaliadas, deixando de serem políticas isoladas.

Para o representante das personalidades negras do Amapá, Aluísio Carvalho, a execução do projeto foi traçada de acordo com os anseios da população negra. “Foram quatro anos com esse plano parado e agora temos um programa redondo, feito pela e para a sociedade, atendendo nossas necessidades”, comemorou.

Diversos segmentos participaram do evento, teatro, artistas plásticos, música, literatura, grupos de marabaixo e batuque, entre outros.  A representante das comunidades tradicionais de terreiros, Joana Silva, aprovou o programa. “Estamos tendo mais espaço dentro da economia amapaense. O curso para mulheres empreendedoras oportunizou as mulheres das nossas comunidades a terem uma atividade econômica”, informou.

O curso faz parte do programa Mulheres Negras Empreendedoras, realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Durante o ano, 100 capacitações foram realizadas. “Tivemos muitas ações envolvendo as comunidades e isso é resultado do trabalho em parceria com outras secretarias que nos apoiaram durante o ano”, ponderou a gestora da Seafro, Núbia Souza.

Na ocasião foram entregues comendas em homenagem a diversas personalidades negras do Amapá. Receberam a comenda Pai Salvino dos Santos, Eduardo Tavares, Paulo José Ramos, Aluízio Carvalho e Maria das Chagas.

Integram o conselho gestor do Amapá Afro os gestores das secretaria de Estado da Educação (Seed), da Inclusão e Mobilização Social (Sims), do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), do Desporto e Lazer (Sedel), da Cultura (Secult), da Comunicação (Secom), do Desenvolvimento Rural (SDR), da Saúde (Sesa), do Meio Ambiente (Sema), das Cidades (SDC), da Ciência e Tecnologia (Setec), da Infraestrutura (Seinf), da Justiça e Segurança (Sejusp),  de Políticas para as Mulheres (Sepm), da Juventude (Sejuv), Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá