Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 07 de novembro de 2015 - 16:20h
Curso sobre compostagem ensina agricultores a transformar restos de vegetais em adubo
Produtores da agricultura familiar participaram na tarde deste sábado, 7, de uma oficina sobre compostagem no Pavilhão de Negócios, na 51ª Expofeira.
Por: Da Redação

Produtores da agricultura familiar participaram na tarde deste sábado, 7, de uma oficina sobre compostagem no Pavilhão de Negócios, na 51ª Expofeira. Os participantes aprenderam que compostagem é o processo que transforma matéria orgânica em adubo e receberam orientações sobre como montar hortas e jardins em pequenos espaços.

O extensionista rural Marcelo Miranda, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), explicou que a compostagem consiste no depósito de restos de vegetais (matéria-prima) na composteira (recipiente ou lugar) para a transformação da matéria orgânica em adubo. “Esta transformação ocorre através do processo de fermentação, que resulta na formação de composto orgânico que é utilizado como fonte de nutrientes para as plantas”, falou.

A palestrante Janaina Costa do Rurap disse que o curso foi voltado especificamente para pessoas que praticam a agricultura familiar. "Há os que querem aproveitar algum resíduo disponível em casa ou na vizinhança para uso próprio; outros querem produzir insumo para comercializar; outros, ainda, são agricultores que pretendem utilizar isso como meio de produção"

O agricultor Severino dos Santos nunca tinha feito qualquer tipo de compostagem. Ele aprendeu que há uma alternativa viável para substituir os adubos orgânicos nas lavouras. “Como eu já trabalhava na roça, foi fácil aprender a fazer para botar em prática no meu terreno", disse.

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá