Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 21 de outubro de 2015 - 16:06h
Cultivo hidropônico será demonstrado na 51ª Expofeira do Amapá
O método é estudado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá e apresenta bons resultados no cultivo.
Por: Da Redação
O sistema hidropônico é utilizado no mundo inteiro há algum tempo. A novidade na 51ª Expofeira do Amapá são as técnicas melhoradas aplicadas nesse sistema, que no lugar de terra utiliza garrafas pets e água para o cultivo de hortaliças.  O método é estudado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e apresenta bons resultados no cultivo.
 
Durante o evento, que ocorrerá no período de 30 de outubro a 8 de novembro, as tecnologias aplicadas em três propriedades em Macapá serão apresentadas aos visitantes.  O termo hidroponia significa trabalho na água, ou seja, as hortaliças dispensam o uso do solo.
 
A apresentação do cultivo hidropônico visa incentivar os produtores da área urbana, pois ocupa pouco espaço, custo acessível com lucro imediato e produz hortaliças de qualidade e livre de venenos. “Estamos mostrando um método que o produtor pode utilizar para melhorar a produção de hortaliça e reduzir custos. Monitoramos essas propriedades e melhoramos as tecnologias utilizadas”, afirmou o extensionista rural Daniel Santos.
 
O cultivo é montado em estrutura suspensa e utiliza garrafas pets preenchidas com caroço de açaí em decomposição. Os caroços servem como base para a raiz da planta. O segredo do sistema está na água com solução nutritiva que é armazenada em duas caixas d’águas e distribuída por meio de tubulações com o auxílio de uma bomba. O custo de montagem varia de R$ 400 a R$ 500 para uma área de 2x3m².
 
Na minifazenda, a hortaliça utilizada é a alface e, em 30 dias, está pronta para consumo. No modo tradicional de cultivo no solo, o período mínimo é de 45 dias. O produtor pode utilizar outras culturas de hortaliças como cebolinha e cheiro-verde.
 
Outra vantagem da hidroponia é a redução do consumo de água para cultivo das hortaliças. Também foi identificada maior durabilidade na conservação - em comércios e geladeiras domésticas - das hortaliças produzidas utilizando esse método. Além de ser um sistema ecológico, pois reutiliza garrafas plásticas.
 

O público-alvo é o produtor urbano, mas o sistema também pode ser utilizado pelo cidadão que deseja ter uma horta em casa para consumo próprio, porque pode ser feita em pequenos espaços e se adapta a qualquer tipo de clima. Em um período que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a alimentação, esses métodos são alternativas para consumo saudável.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá