Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 04 de novembro de 2015 - 09:57h
Culinária atrai os visitantes do Pavilhão de Negócios da 51ª Expofeira do Amapá
A Arena Gastronômica juntou os chefs de cozinha dos principais restaurantes do Estado para ensinar receitas simples e deliciosas.
Por:
O Pavilhão de Negócios tem dois espaços que estão com uma programação que dá água na boca. A Arena Gastronômica juntou os chefs de cozinha dos principais restaurantes do Estado para ensinar receitas simples e deliciosas, e, assim, divulgar a culinária amapaense. Já na Cozinha Experimental, parceria entre Senac e Sebrae, todos os dias são ensinadas receitas de um drink, um prato principal e uma sobremesa, propondo a inclusão de matérias-primas regionais.  

Na noite desta quarta-feira, 4, a receita do prato principal na Cozinha Experimental foi um Rosbife Caboclo, acompanhado de um arroz de couve e farofa de beterraba. O prato foi aprovado pelos alunos. “O cheiro despertou a minha curiosidade e valeu a pena. A carne é muito saborosa e a receita é prática e rápida”, declarou o comerciante Antar Kara.

Segundo a instrutora do Senac Solange Sussuarana, o público que está participando das oficinas é diversificado. “Temos jovens que estão começando a se interessar por gastronomia, donas de casa que quer incrementar o almoço da família e até cozinheiros profissionais, à procura de novas inspirações”, disse.

Na Arena Gastronômica a noite começou com o chef Tchoy, especialista em cozinha oriental, que apresentou o Yakissoba da Amazônia, feito com os mesmos ingredientes da tradicional, acrescentando filé de filhote ou pirarucu fresco, jambú e tucupi.

“Essa foi a forma que eu encontrei de deixar o prato, que é simples e gostoso, com uma cara bem amazônica”, disse Tchoy.

Na vez do chef Gilmar Marra, a oficina foi de cortes de carne. O principal objetivo era apresentar um pouco da carne de búfalo, a mais consumida no Amapá. “A minha oficina é para qualquer pessoa, porque entender de carne é muito importante e evita que uma carne boa continue boa”, finalizou.

Na quinta-feira, 5, a Cozinha Experimental terá oficinas de salada com abacaxi, frango crocante ao molho de abacaxi e mousse de cupuaçu. Na arena gastronômica o cardápio é peixe ao molho de ervas e peixe praia de jauá. As inscrições serão feitas antes das oficinas.

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá