Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 05 de novembro de 2015 - 17:05h
Conab presta auxílio a pequenos produtores na 51ª Expofeira do Amapá
A Conab está pela primeira vez presente na Expofeira, com um stand localizado próximo ao Pavilhão de Negócios.
Por:
Os pequenos produtores do Estado, que trabalham principalmente na modalidade da agricultura familiar e que estão em visita à 51ª Expofeira do Amapá, encontram uma excelente oportunidade de negócios e possuem acompanhamento especializado prestado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A Conab está pela primeira vez presente na Expofeira, com um stand localizado próximo ao Pavilhão de Negócios, e desde a abertura do evento já atendeu vários agricultores, prestando esclarecimentos sobre os programas de aquisição do Governo Federal que são de compras e doações de alimentos para associações e instituições.

De acordo com a responsável pelos Recursos Humanos da Conab, Thallyta Rezende, um dos principais objetivos da presença da instituição na Expofeira é orientar os produtores a realizarem o cadastro para acessarem os programas federais.

Um dos recursos para os pequenos produtores é Programa de Aquisições de Alimentos (PAA), que pode ser utilizado para compras (formação de estoques) ou doações simultâneas. O valor do benefício pode chegar a R$8,5 mil por produtor dentro das associações. Outra possibilidade para o agricultor é o Programa de Garantia de Preço Mínimo (PGPMbio).

“O produtor vende o seu produto e através da comprovação de nota fiscal apontando a venda a baixo do custo de mercado, estipulado pelos técnicos, ele pode recorrer à Conab, que irá repor a diferença da nota fiscal, sendo mais um incentivo para o pequeno produtor”, explicou Thallyta.

O PGPMbio possui uma tabela pré-estabelecida e são válidos para produtos extrativistas. O produtor pode receber até R$3 mil reais de subversão. Ainda segundo Thallyta Rezende, os programas ajudam principalmente as famílias que estão desenvolvendo a agricultura em locais bem distantes e que tem dificuldade de escoamento.

Dentro das atividades de doações, a Conab  já disponibilizou dez toneladas de farinha de mandioca que ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Inclusão e  Mobilização Social (SIMS) para doação após o encerramento da Expofeira. A produção foi adquirida dos municípios de Mazagão e Vitória do Jarí.

A instituição fica localizada na Av. Iracema Carvão Numes, 267 – Centro. O produtor também pode entrar em contato pelo número 3222-3337.

 51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá