Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 06 de novembro de 2015 - 17:00h
Artesanato ecológico é fonte de renda e reduz lixo no meio ambiente
As técncias são ensinadas durante 51ª Expofeira do Amapá na oficina de artesanato ecológico.
Por:
Garrafas plásticas que iriam para o lixo poluindo o meio ambiente podem ter outro destino:  a geração de renda. A partir do material podem ser confeccionadas bolsas, sacolas de presente e porta-retratos. As técncias são ensinadas durante 51ª Expofeira do Amapá na oficina de artesanato ecológico, realizada no Pavilhão de Negócios.

Com capacidade para 20 pessoas, as oficinas tem a duração de quatro horas. Para participar basta inscrever-se na recepção. Nas aulas técnicas de utilização das garrafas pets são repassados e o plástico é transformado em novos objetos.

A associação Amigos do Meio Ambiente e da Cultura (Aprae) de São Paulo, foi convidada para ministrar as oficinas.  A associação trabalha com a conscientização da população e ensina como fazer objetos a partir de resíduos que prejudicam o meio ambiente, como garrafas plásticas e pneus.

O objetivo é dar outro destino a objetos que iriam para o lixo e reduzir a quantidade de resíduos no meio ambiente. No espaço os participantes aprendem a fazer bolsas, sacolas de presentes e porta-retratos feitos com garrafas pet.

Para a elaboração de uma caixa de presentes, por exemplo, são utilizadas 18 garrafas. O quilo da garrafa é vendidol pelos catadores a R$0,60, com essa quantidade é possível fazer uma sacola que pode ser comercializada por R$ 25. “É uma atividade rentável, fácil e que ajuda a reduzir a poluição do meio ambiente”, disse a ministrante Sandra Meronho.

A participante Rosilda Furtado que atualmente só cuida de casa, aproveitou a Expofeira para fazer cursos e aprender atividades que possam gerar uma renda extra. “A feira é um espaço de aprendizado.

Procuro todos os cursos, estou fazendo esse de reciclagem e depois vou fazer o de cultivo de hortas”, informou.

Para a dona de casa é importante pensar em outras alternativas de renda. Além disso, o artesanato também serve de terapia. As oficinas encerram nesta sexta-feira, 6.

 

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá