segunda, 06 de abril de 2020 - 13:29h
Governo do Amapá vai reforçar fiscalização para conter circulação de pessoas
Governo do Estado vai montar barreiras sanitárias em horários de pico e nas rodovias de acesso aos balneários.
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Ações mais rígidas de fiscalização foram deliberadas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp).

O Governo do Amapá vai reforçar durante esta semana as ações de fiscalização para o cumprimento do decreto nº 1497, que mantém o foco no isolamento social para evitar contágio do novo coronavírus (COVID-19) por meio de aglomerações de pessoas.

As ações mais rígidas de fiscalização foram deliberadas na manhã desta segunda-feira, 6, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp).

“Nosso objetivo é desestimular que as pessoas saiam de casa para evitar um crescimento dos casos de COVID-19 no Estado que poderia resultar em um colapso no nosso sistema de saúde”, destacou o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, coronel Carlos Souza.

Umas das ações que deverão ser colocadas em prática é a realização de barreiras sanitárias em áreas com grande fluxo de veículos nos horários de pico, para evitar assim a circulação desnecessária de pessoas.

Balneários

Presente na reunião, o prefeito de Mazagão, Dudão Costa, relatou que no último final de semana haviam mais de 200 pessoas no balneário de Mazagão Velho.

Por esse motivo, outra medida adotada pelo Coesp, será o bloqueio do acesso aos balneários a partir da implementação de barreiras do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) nas rodovias estaduais.

“Às vezes o cidadão que vive nessas comunidades está tomando todos cuidados para evitar o contágio da doença, mas aí vai alguém assintomático, que foi da cidade, acaba infectando aquela pessoa”, explicou o secretário Carlos Souza.

Durante a reunião também ficou definido que todas as ações de fiscalização seguirão sendo feitas de forma integrada entre as forças de segurança estaduais e os órgãos fiscalizadores das prefeituras.