quarta, 06 de abril de 2022 - 22:10h
Governador defende trabalho conjunto para desenvolvimento regional ao receber comitiva do Parlamento Amazônico
Parlamentares estão no Amapá para dar posse a nova mesa diretora que será presidida pela deputada amapaense Edna Auzier.
Foto: Albenir Sousa
Encontro aconteceu nesta quarta, 16.

O governador, Waldez Góes, defendeu a necessidade de um trabalho em conjunto para alcançar o desenvolvimento regional, nesta quarta-feira, 6, ao receber a comitiva de deputados que compõem o Parlamento Amazônico. Pela primeira vez o Amapá vai presidir o bloco, sendo representado pela deputada estadual Edna Auzier.

O Parlamento Amazônico  é um organismo regional, legitimado em abril de 1989 por declaração conjunta dos oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O grupo tem como objetivos buscar soluções dos países aos assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação da região amazônica. É a primeira vez que  uma mulher vai presidir o Parlamento Amazônico.

“Eu tenho certeza que com sua experiência, a deputada Edna Auzier atuará brilhantemente na defesa dos direitos dos povos amazônidas. Como presidente do Consórcio da Amazônia legal, eu me coloco à disposição do Parlamento Amazônico para que possamos conciliar dessa agenda comum de interesse do desenvolvimento local”, ressaltou o governador Waldez Góes.

A nova mesa diretora composta por nove deputados, entre eles, Jory Oeiras (AP), foi eleita durante a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), evento realizado em 2021. O conselho fiscal, dentro do parlamento, também conta com mais deputados amapaenses como Aldilene Souza (AP) e Cristina Almeida (AP). A posse da mesa diretora ocorrerá na Assembleia Legislativa, na quinta-feira,7.

"Estamos construindo esse trabalho em conjunto para que possamos defender a Amazônia e trazer melhorias para nossa região", disse Edna Auzier.