segunda, 06 de março de 2017 - 14:29h
Secretaria das Cidades e prefeitos discutem iluminação pública
Objetivo é preparar os municípios para que assumam a responsabilidade do serviço
Secretário apresentou a tecnologia em LED na iluminação pública e falou das vantagens do produto

Municípios do Amapá deverão assumir a iluminação pública, como determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O assunto foi discutido pelo secretário de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC), Alcir Matos, e os prefeitos Carlos Sampaio (Amapá), Dielson de Vitória do Jari, Antônio Bessa (Porto Grande) e Divino Rocha (Ferreira Gomes). A resolução 414 determina que as prefeituras de todos os municípios assumam a manutenção, os reparos e as melhorias no serviço.

Na ocasião, o secretário apresentou a tecnologia em LED na iluminação pública e falou das vantagens do produto, entre elas, o baixo consumo, a durabilidade, a estética, a resistência ao vandalismo entre outras vantagens como a grande resistência às oscilações de tensão nas redes onde existe a geração de energia por geradores abastecidos por óleo diesel.

Segundo Alcir Matos, existe a possibilidade de parcerias com as prefeituras, que agora passaram a ter responsabilidade de agregar novas tarefas nas administrações públicas. “Os prefeitos ficaram interessados e vão iniciar um diagnóstico do número de pontos de iluminação necessários em cada sede municipal. Foi uma reunião muito boa e esclarecedora, onde nota-se o interesse por parte dos gestores sobre a atribuição dos serviços no município“, disse o secretário.

A multinacional TellusMater, com sede em Portugal, procurou a Secretaria para intermediar contato com as prefeituras do Estado, a fim de estreitar as parcerias que visam o apoio nas novas atribuições dos municípios com relação a iluminação pública. A Tellus é a empresa fornecedora da tecnologia que está sendo usada na revitalização da iluminação do Parque do Forte, além de estar atendendo municípios do interior do Pará.

Um próximo encontro reunirá com os prefeitos de Serra do Navio, Pracuúba, Oiapoque, Cutias, Itaubal, Calçoene, Pedra Branca e Tartarugalzinho. Os gestores de Mazagão e o município de Santana já reuniram com representantes da empresa.