Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 06 de março de 2017 - 10:55h
Aulas na rede estadual iniciam com acolhimento e programação cultural
Cerca de 200 escolas iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira. Abertura oficial acorreu na Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes.
Por:
Foto: Erich Macias
Volta às aulas na Escola Antônio Pontes contou com apresentação da Banda de Música Oscar Santos

Os alunos da rede estadual de ensino público voltaram às aulas nesta segunda-feira, 6, em aproximadamente 200 escolas no Amapá. A abertura oficial do ano letivo 2017 aconteceu na Escola Antônio Cordeiro Pontes, localizada na Avenida Fab, Centro da capital. A unidade de ensino é uma das mais tradicionais do estado e atende cerca de 1.500 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Nível Médio.

A volta às aulas contou com uma programação especial de acolhimento com mensagens de otimismo, hinos, orientação e apresentação cultural. A escola Antônio Pontes possui sua própria orquestra musical, denominada Banda Oscar Santos, composta por estudantes que são orientados por professores. O projeto desenvolve a aptidão artística nos jovens, oferecendo conhecimento sobre a arte, além de trabalhar o desenvolvimento da sensibilidade e a percepção.

Os alunos também são responsáveis pela Rádio Escola. O projeto de comunicação conta com uma programação diária que funciona no intervalo das aulas. Nele, os estudantes apresentam avisos escolares, realizam entrevistas e dedicam o espaço a músicas. O trabalho desperta a criatividade, responsabilidade e senso de trabalho em grupo nos participantes, além de subsidiar a comunidade escolar sobre os principais acontecimentos do colégio. A programação da volta às aulas foi transmitida pela Rádio Escola local.

A doméstica Sandra Maria Pereira, 37 anos, escolheu essa escola por tudo que a mesma oferece. Ela acompanhou o sobrinho de 14 anos no primeiro dia de aula. Sandra elogiou o trabalho pedagógico desenvolvido pelos gestores escolares, assim como a infraestrutura e o ambiente da unidade. “Meu filho estuda aqui, por isso também indiquei ao meu sobrinho. A escola é uma das melhores, de boa localização, organização, professores. Não tenho do que reclamar”, declarou.

O sobrinho de Sandra, Manuel Garcia, é novato na escola Antônio Pontes. O jovem adolescente deseja que a nova vida estudantil lhe dê muito conhecimento e amizades. “Espero que eu me saia bem nos estudos, goste dos professores e colegas. Tudo é novidade pra mim, mas acho que vai dar tudo certo”, disse otimista.

Na oportunidade, a titular em exercício da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Keuli Baía, deu boas-vindas à comunidade escolar e frisou os esforços para que o ano letivo de 2017 ocorra dentro do esperado. “Fizemos um trabalho de planejamento e formação para o retorno às escolas. Estamos confiantes de que teremos êxito e esperamos que os alunos tenham sucesso nessa nova caminhada”, afirmou.

O início das aulas em algumas unidades terá datas diferentes por conta de fatores diversos, tais como: datas comemorativas, greves, problemas na infraestrutura, entre outros, ocorridos em anos anteriores e que interferem diretamente nos calendários escolares seguintes. Cada unidade de ensino pode adaptar o seu calendário escolar de acordo com suas necessidades, respeitando a carga horária de efetivo trabalho escolar.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá