Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 05 de outubro de 2016 - 15:16h
Corpo de Bombeiros monta esquema de apoio ao Círio
Ao todo, 268 militares participarão da programação da festividade religiosa
Por:
Foto: Secom
O Corpo de Bombeiros do Amapá divulgou nesta quarta-feira, 5, o esquema de apoio para a programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Macapá. Ao todo, 268 militares atuarão no Círio Fluvial, na transladação da imagem da santa e na procissão, considerados pontos altos da festividade.

De acordo com a capitã Ana Lobato, o trabalho da corporação durante a programação é focado nas ações preventivas, que visam proteger os fiéis de diversas situações. “Nesses três dias, os bombeiros estarão atuando nos casos de pessoas que passarem mal no percurso das romarias terrestre e fluvial”, explicou.

No círio fluvial, que ocorre no sábado, 8, na orla de Macapá e no Distrito de Fazendinha, serão disponibilizadas duas lanchas com piloto, uma equipe médica, além de 25 mergulhadores do 4º Grupamento de Bombeiros Militar para prestar socorro aos participantes, no caso de acidentes. 

Na transladação da imagem da santa, 40 militares estarão acompanhando o percurso e uma ambulância do 1º Grupamento de Bombeiros Militar vai fornecer assistência aos fiéis.

No domingo, 9, quando ocorre a procissão nas principais ruas de Macapá, as equipes estarão dispersas em diversos pontos do percurso com materiais de primeiros socorros e macas. Uma ambulância e uma equipe médica prestará a assistência aos peregrinos.

As ocorrências mais comuns durante a procissão são de fiéis que sofrem desidratação em razão do forte calor e de pessoas que sofrem queda de glicose, devido a má alimentação. O Corpo de Bombeiros recomenda que os fiéis levem água e alimentos leves como frutas e cereais para aguentar a romaria.

O percurso será o mesmo dos anos anteriores, com saída do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, na Zona Sul de Macapá. A procissão vai encerrar na Igreja Matriz de São José, no Centro da cidade.
O Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Amapá. O tema para esta edição da festividade é “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”. A organização espera receber mais de 120 mil pessoas durante a festividade.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá