Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 05 de outubro de 2017 - 18:55h
Amapá terá sistema via rádio para otimizar comunicação entre órgãos governamentais
Projeto deve ser concluído em novembro e atenderá todo Estado.
Por: Andreza Carolina
Foto: Maksuel Martins
Viabilidade do projeto foi assegurada devido a um Termo de Cooperação assinado entre a PRF e o Governo do Amapá

Até o fim de 2017, o Amapá contará com o Projeto Landel – Rádio Comunicação Digital, um sistema que otimizará a comunicação entre os órgãos governamentais de âmbito federal e estadual. O projeto, que está em fase de conclusão, é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA). O assunto foi discutido nesta quinta-feira, 5, durante um encontro que reuniu o governador Waldez Góes, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, e o diretor-geral da PRF, Renato Borges Dias.

A viabilidade do projeto foi assegurada devido a um Termo de Cooperação assinado entre a PRF e o GEA, que garantiu a construção de 30 torres de comunicação em todo o território amapaense – 9 delas instaladas pelo governo estadual, com um investimento de R$ 6 milhões, e as demais pela PRF. “Trata-se de uma ferramenta que permite uma comunicação mais eficiente. A parceria com o governo estadual é necessária para otimizar os custos e ampliar a integração”, explicou Borges.

Durante o encontro, Ericláudio Alencar afirmou que, quando se trata de segurança pública, comunicação é fundamental, por isso a importância do investimento. “Atualmente, o sistema via rádio não permite a troca de informações entre pontos diferentes da capital e a comunicação é realizada basicamente por celulares; o Projeto Landel vai integrar todo o Estado e otimizar este processo”, reforçou.

A previsão é que o sistema passe a funcionar no fim do mês de novembro permitindo a comunicação inicialmente entre órgãos da segurança pública. No futuro, a ideia é integrar outros setores, como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e até mesmo outras unidades da Federação. O chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da cooperação entre a PRF e o Governo do Estado para garantir a concretização de projetos. “As parcerias são essenciais para otimizar os serviços do nosso Estado; o sistema via rádio é uma inovação que facilitará a comunicação entre diversos órgãos”, ressaltou.

Integração

O superintendente da PRF no Amapá, Klebson Sampaio, destacou que o sistema permitirá uma integração maior entre os órgãos que poderão se comunicar entre si, se houver necessidade. “Existe a possibilidade de criar grupos de comunicação, então, cada instituição terá suas informações preservadas”, salientou.

Sampaio destacou que a implantação do Projeto Landel no Amapá pôde ser concretizada devido a parceria com o governo estadual que também mantinha o interesse em adquirir os equipamentos. “Com a integração, Estado e PRF economizam e ao mesmo tempo atendem a comunidade da melhor forma possível”, finalizou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá