Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 05 de agosto de 2017 - 11:08h
Governo fortalece agricultura familiar no interior do Estado
Agricultores do município de Itaubal recebem máquinas e equipamentos
Por: Andreza Carolina
Foto: André Rodrigues
Ação faz parte de um projeto do setor econômico do GEA e está associada a outras políticas públicas do Estado voltadas a agricultura familiar

Com o intuito de intensificar o desenvolvimento das comunidades rurais do Amapá, o Governo do Estado realizou nesta sexta-feira, 4, a entrega de dez máquinas agrícolas à Prefeitura de Itaubal do Piririm, distante a 112km da capital amapaense. Os equipamentos são destinados a agricultores familiares do município que, com a produção mecanizada, terão redução no tempo de plantio, o que possibilitará aumento da área plantada e, consequentemente, maior cultivo e ampliação da renda.

Durante a solenidade foram entregues duas carretas agrícolas, um trator, uma plaina agrícola, uma roçadeira, uma grade aradora, uma grade niveladora, um distribuidor de calcário e adubo, um arador e um sulcador. Os equipamentos foram obtidos por meio de convênios entre GEA e Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com recursos no valor de R$ 216.796,95 oriundos de emenda parlamentar.

 “Os equipamentos foram entregues a Prefeitura de Itaubal, mas visam atender aos agricultores familiares, para que eles possam ampliar sua área de produção com o uso da tecnologia e, dessa forma, melhorar sua renda”, explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas. O gestor acrescentou que a entrega faz parte de um projeto do setor econômico do GEA e está associada a outras políticas públicas do Estado voltadas a agricultura familiar, a exemplo dos financiamentos agrícolas que podem ser acessados pelos produtores, como o Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapa (Frap).

Com a ação, o GEA espera fortalecer a agricultura e a economia da cidade que é composta por 16 distritos e possui mais de 6 mil habitantes. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Itaubal, o município se destaca na produção de hortaliças, grãos e, principalmente, de mandioca. Cerca de 300 agricultores familiares serão beneficiados com a aquisição. 

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), José Maria Darmasso, explicou que o investimento é importante porque 60% dos alimentos que compõem a mesa da população amapaense são originários da agricultura familiar. “Com a entrega dos equipamentos estamos tirando o agricultor do sistema de plantio manual e oportunizando a ele uma produção mecanizada que facilita o trabalho. Teremos aumento de produtividade e das áreas plantadas”, reforçou. Darmasso acrescentou que será elaborado um plano de uso dos equipamentos.

Nos próximos dias, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), deve atender os municípios de Vitoria do Jari, Calçoene, Oiapoque, Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio e o distrito de São Pedro dos Bois, em Macapá.

Extensão Rural

Após a solenidade de entrega, os produtores rurais assistiram uma demonstração do uso correto das máquinas realizada pelos técnicos do Serviço de Extensão Rural do Rurap (Ater) que ensinaram a realizar os processos de limpeza, nivelamento e correção do solo com os equipamentos.

A técnica agrícola Jailza Carvalho é uma das cinco pessoas que compõem a Ater em Itaubal, ela explicou que o serviço continuará o processo de orientação técnica dos produtores, pois é necessário para auxiliar o produtor rural com instruções desde o início de preparação do solo, passando pelo plantio até a colheita e, dessa forma, garantir a ampliação da agricultura local.

Carvalho destacou que o fortalecimento de políticas públicas voltadas para o primeiro setor é fundamental para o desenvolvimento dos municípios e do Estado. Ela explica que a migração de agricultores familiares é muito comum, especialmente quando os trabalhadores observam que sua produção não avança, o que geralmente ocorre por falta de orientação do manuseio do solo.

“O produtor rural é, antes de tudo, um pequeno empreendedor e, para que sua atividade traga resultados positivos é preciso planejamento. Por isso o Ater hoje aborda principalmente a questão da orientação, para evitar o êxodo rural”, frisou Carvalho.

A técnica agrícola ressalta que o Ater busca atingir o maior número possível de agricultores e, além de orientá-los, visa conscientiza-los da importância de trabalhar em grupo, por meio de associações como por cooperativas. “Itaubal possui solo e clima propícios para o plantio, com esse incentivo, eu creio que o município terá uma nova história em relação a agricultura”, concluiu.

O agricultor familiar Washington Tolosa, 58 anos, é presidente de uma cooperativa que reúne 38 agricultores familiares do município. Para ele, a patrulha mecanizada traz aspectos positivos, pois, além de diminuir o trabalho manual, ela abre novas oportunidades aos cooperados. “Recentemente, uma empresa nos procurou para adquirir toda nossa produção. Com esse maquinário novo, nós vamos poder ampliar nossa área de plantio, fazer novas parcerias com empresas e aumentar nossa renda”, relata Tolosa.

O produtor acrescenta que a meta é reunir um número maior de agricultores na cooperativa. “Nossa intenção é aumentar a renda mensal do agricultor para que ele possa viver com maior qualidade de vida”, explica o produtor. Ele destaca que o apoio do GEA é fundamental para atingir esse objetivo.

Natural de Itaubal, a agricultora Josinete Costa,63, faz parte da mesma cooperativa de Washington e trabalha com o cultivo de frutíferos, especialmente banana. Ela explica que, antes da aquisição das maquinas, sua produção dependia do trabalho manual ou do empréstimo de equipamentos. “Esse é um momento muito especial para os agricultores do município. Estávamos precisando desse auxilio e agora tenho a certeza de que vamos ampliar nossa produtividade”, ressaltou.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá