Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 05 de agosto de 2019 - 19:16h
Governo e Exército avançam nas tratativas para implantação de escola militar em Oiapoque
Instituições definirão modelo de gestão compartilhada e farão consultas para saber opinião e dúvidas de moradores do município.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Reunião também tratou sobre aspectos pedagógicos e administrativos das escolas de gestão compartilhada militar no Amapá

O Governo do Amapá e o Exército Brasileiro estudam implantar uma escola cívico-militar no município de Oiapoque. A proposta é para que até 2020 o novo modelo pedagógico esteja funcionando na Escola Estadual Duque de Caxias, localizada no distrito de Clevelândia do Norte.

Nesta segunda-feira, 5, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, reuniu-se com o comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva no Amapá, general Luiz Gonzaga Viana Filho, para discutir os encaminhamentos para este mês, visando o fortalecimento da ideia.

Um cronograma de ações será realizado, como: construção do modelo de gestão compartilhada e instrumentos normativos; escuta da opinião e dúvidas da comunidade e equipe de gestão escolar da escola Duque de Caxias sobre a metodologia; apresentação do modelo pedagógico para os moradores, entre outros encaminhamentos.

O general Viana Filho destacou o militar da reserva Antônio Carlos Santana Menezes, morador do munícipio de Oiapoque, para coordenar e fazer as tratativas com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) sobre essa parceria na educação amapaense. A Seed montará uma comissão para iniciar, imediatamente, as visitas ao município.

“Nossa ideia é que os militares da reserva estejam neste projeto, que será muito bom para o Amapá. Teremos mais estudantes sendo guiados pelos valores de disciplina, patriotismo e respeito ao professor”, falou o general Viana Filho.

A secretária de Educação destacou que as escolas de gestão compartilhada militar são experiências exitosas no estado, principalmente, na melhora dos índices educacionais.

“Em 2017, primeiro ano de experiência, a escola Antônio Messias conseguiu sair da 50ª posição no ranking estadual, no Enem 2016, para o 6º lugar. Foi um resultado impressionante. Temos certeza que essa parceria com o Exército Brasileiro também será exitosa, pois temos a determinação de fazer dar certo”, falou a gestora.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá