Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 04 de julho de 2016 - 10:12h
Sesa alerta para o contato com águas impróprias para o banho
Na capital, dois balneários tiveram as águas reprovadas pelos técnicos do Imap: Fazendinha e Jandiá.
Por:

Com a chegada do período de férias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) faz uma alerta para que a população não entre nos rios enquanto a água for considerada imprópria para banho. Isso pode ocasionar doenças de transmissão hídrica e de pele. Na capital, dois balneários tiveram as águas reprovadas pelos técnicos do Instituto de Maio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap): Fazendinha e Jandiá.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) afirma que águas classificadas como impróprias, de acordo com os parâmetros analisados, podem conter microrganismos como bactérias, vírus e parasitas causadores de doenças como amebíase, giardíase, gastrenterites, rotavírus, febre tifóide, hepatite A, verminoses, cólera, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta.

As doenças mais perigosas são as de transmissão hídrica. Neste caso, as mais comuns são Hepatite A e as diarreias causadas por salmonelas. Além disso, as doenças de pele também podem aparecer em função da areia contaminada por fungos e bactérias.

O Coordenador de Vigilância em Saúde, Clovis Omar, chamou atenção para os cuidados. "É importante que todos se divirtam, mas sem descuidar da saúde. A prevenção neste caso é não entrar em locais com água imprópria para banho", enfatizou.

 

Cuidado

Nas férias, é importante estar atento à saúde. No caso de aparecimento de sintomas como enjôo, vômitos, dores de estômago, diarreia e febre, procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e comunique que esteve em contato com água imprópria. Esses sintomas podem levar as pessoas, principalmente as crianças e idosos, à desidratação.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá