Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 03 de julho de 2016 - 10:06h
Prato com gurijuba defumada vence concurso Enchefs Ap
Na primeira etapa, 46 inscritos disputaram as vagas, mas só 6 participaram da seletiva final que aconteceu durante a programação do Festival.
Por:
O júri elegeu Orázzio Cattani, embaixador da gastronomia italiana no Brasil e chefe de cozinha, como vencedor a competição.

No sábado, 2, último dia do Festival Gastronômico Brasil Sabor Amapá 2016, o ponto alto da programação foi a escolha do vencedor do concurso Enchefs Ap, que vai representar o Estado no prêmio Dólmã, conhecido como Oscar da culinária brasileira.

A competição foi acirrada. Na primeira etapa, 46 inscritos disputaram as vagas, mas só 6 participaram da seletiva final que aconteceu durante a programação do Festival.

O júri elegeu Orázzio Cattani, embaixador da gastronomia italiana no Brasil e chefe de cozinha, como vencedor a competição. O chefe italiano defendeu o prato "Gurijuba defumada, raiz no molho de pixuna, farofa de goma e salada de plantas alimentícias não convencionais". Ele afirma que o uso dos ingredientes locais o levaram à vitória. "A pesquisa da relação econômico-social com a gastronomia do Amapá foi o que me levou a ganhar o concurso", ressaltou.

O Prêmio Nacional Dólmã acontecerá no mês de outubro, em Manaus. Considerado o prêmio máximo da gastronomia brasileira, já foi conquistado por amapaenses, como a embaixadora da gastronomia do Amapá, Aline Lobo, que venceu em 2015.

Os parceiros e empresários foram homenageados no Palco Tucupi, com a entrega de estatuetas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel-Ap). O superintendente do Sebrae Amapá, Carlos Alvarenga, falou da importância da união de todos na realização do evento. 

Pelo Festival Brasil Sabor ter repercussão de nível nacional, diversos turistas vieram de do exterior para participar. O turista francês Maurício Marvel, 42 anos, recebeu recomendações de amigos de Paris sobre a gastronomia amapaense. "Alguns amigos próximos, já conheceram a Amazônia e falaram sobre os deliciosos peixes do Amapá e da farinha de mandioca", disse.

 

Festival Brasil Sabor 2016

O Festival aconteceu em diversos Estados atrai milhares de pessoas para a degustação de pratos com ingredientes locais. Nesta edição com um público de quase 20 mil participantes, foram 23 empresas do setor gastronômico do Amapá, reunidas para promover a culinária amapaense. O evento, Abrasel-AP teve o apoio do Governo do Estado do Amapá, Prefeitura de Macapá, Sebrae Amapá, Fecomércio-AP e de outros parceiros.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá