sexta, 01 de julho de 2016 - 09:07h
Amapá terá cerca de 10 projetos de pesquisa financiados pelo programa PPSUS

O Amapá terá pelo menos 10 projetos financiados pelo Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). Os projetos serão conhecidos no dia 8 de julho e foram submetidos a uma avaliação que teve pelo menos três fases.

A última etapa aconteceu no dia 29 de junho, quando a comissão reuniu-se em Macapá para debater a viabilidade de execução e econômica dos projetos. O comitê é composto por integrantes do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Amapá (Fapeap), instituição vinculada à secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Setec).

A chamada pública para a seleção dos projetos aconteceu ainda em 2015, com seleção regional e valor global de R$ 1,5 milhão. O Amapá teve 31 inscritos, procedentes de faculdades, universidades e outras instituições. As linhas prioritárias de pesquisa foram definidas através de oficinas.

“As bolsas poderão ter financiamento integral ou parcial. Após o anúncio dos selecionados ainda teremos o prazo para recursos e a posterior oficialização, através de assinatura dos termos para a execução dos projetos”, informa Rosimeire Lopes da Trindade, coordenadora científica e técnica da Fapeap.

Uma das propostas é que os projetos tragam melhorias para gestão e atendimento do SUS.

O programa

O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF) que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada UF brasileira e contribuir para a redução das desigualdades regionais. O Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - Decit/SCTIE, é o coordenador nacional do PPSUS e conta com parcerias, em esfera federal, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e na esfera estadual, com as Fundações de Amparo/Apoio à Pesquisa (FAP) e as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e as Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECT).

A pesquisa em saúde representa 30% da produção científica nacional. No entanto, há uma forte concentração de doutores e mestres, assim como das instituições de pesquisa, nas regiões sudeste e sul do país. Além disso, as atividades de pesquisa não contam com investimentos suficientes, principalmente nas regiões menos desenvolvidas.

Entre os objetivos do PPSUS está o financiamento de pesquisas em temas prioritários para a saúde da população brasileira, promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia locais, reduzir as desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde e promover a equidade.