segunda, 05 de julho de 2021 - 18:58h
Amapá debate concretização das Rotas Amazônicas Integradas na região norte
O evento aconteceu em Rondônia e abordou a retomada do turismo para impulsionar a economia regional.
Foto: Ascom Setur
A equipe técnica da Setur foi até Rondônia para debater e divulgar os principais atrativos turísticos da região e como integrar as rotas para beneficiar o empresariado do ramo.

O Governo do Amapá participou do I Workshop Supera Turismo, que aconteceu nos dias 1 e 2 de julho, na cidade de Porto Velho, em Rondônia. O evento buscou unir os estados da região norte do país para trocar experiências e solidificar as Rotas Amazônicas Integradas (RAI) - uma proposta incetivada pelo Ministério do Turismo (MTur) para promover a pesca esportiva na Amazônia.

A equipe técnica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) foi convidada para o evento, representando o Amapá. O workshop também contou com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, para tratar com os gestores da região norte as possibilidades de investimentos pelo MTur.

Para a secretária da Setur, Rosa Abdon, a promoção do Workshop Supera Turismo representa uma retomada do turismo para fortalecer a economia local, além de conectar os estados da região norte com os investimentos do MTur, e apresentar a RAI no desenvolvimento do setor.

“Estamos no planejamento da RAI e todas as ações que faremos juntos, apresentando os produtos comuns da região da Amazônia, dando destaque para a pesca esportiva, sendo o principal produto para as rotas amazônicas ganharem força e fazerem com que nossa região seja impulsionada”, destacou.

Outros assuntos também foram discutidos, como valores de passagens aéreas entre os estados da região norte, sendo encaminhado como tratativa junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ações de expertises entre os estados.

A intenção dos gestores também é de ampliar e atrair a classe empresarial do turismo, interessada em promover seu negócio, por meio da parceria com as secretarias e a inserção na Feira Internacional do Turismo da Amazônia (Fita), ocorrida no Pará, classificando como a principal feira no âmbito da Amazônia, por meio da RAI.