segunda, 05 de junho de 2017 - 16:10h
Soluções do GEA para área assolada no Perpétuo Socorro são tema em fórum internacional
O estudo técnico desenvolvido pela Secretaria das Cidades será um dos temas principais do fórum que acontece na capital federal

O Amapá apresentará, em Brasília, o Plano de Reabilitação e Integração de Espaços Urbanos Degradados elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento das Cidades (SDC) com foco no bairro Perpétuo Socorro, onde ocorreu o incêndio que desabrigou quase 400 famílias em 2013. No projeto, elaborado pela equipe da Coordenadoria de Políticas Habitacionais da SDC, está prevista a urbanização em seis áreas no bairro. A apresentação desse estudo de caso acontecerá no período de 6 a 9 de junho, no Fórum Internacional Sobre a Amazônia, que ocorrerá na Universidade de Brasília.

O evento tem como objetivo congregar professores, pesquisadores, estudantes, entidades, movimentos sociais e instituições da Amazônia Continental que estão envolvidos, principalmente, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. O fórum promove o intercâmbio entre as instituições e será uma ótima oportunidade para debater e refletir o processo histórico e o quadro atual da região amazônica, traçando cenários e apontando linhas de pesquisa, políticas e ações de interesse da região.

Inicialmente, os técnicos da SDC haviam sido convidados para demostrar o projeto através de painéis sobre o sinistro. Devido a análise prévia do projeto e a importância tanto na arquitetura e habitação pensados na tipologia da Amazônia, a equipe foi inserida na apresentação de 15 minutos como um dos principais temas do Fórum Internacional da Amazônia.

Elaine Santos, coordenadora de Políticas Habitacionais; Adailson Bartolomeu, gerente do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento de Projetos e Rojane Martel, gerente do Núcleo de Elaboração de Projetos Técnico-Sociais explanarão os diagnósticos e, principalmente, as soluções que o Governo do Amapá propõe para apagar o rastro do desastre, e proporcionar um melhor recomeço para as áreas devastadas no Perpétuo Socorro.