Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 04 de dezembro de 2017 - 14:06h
Operação Boas Festas: Ipem/AP fiscaliza produtos natalinos em Macapá
A intenção é garantir que os produtos alimentícios das ceias de fim de ano sejam vendidos com peso exato indicado, sem prejudicar o consumidor.
Por: Weverton Façanha

Nestas segunda e terça-feira, 4 e 5 de dezembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) realiza a Operação Especial “Boas Festas”. Nos dois dias estão sendo realizadas coletas de materiais em diversos estabelecimentos comerciais de Macapá para análise em laboratório. O objetivo da ação é verificar o peso e volume dos produtos natalinos, especificamente os pré-medidos – aqueles embalados na ausência do consumidor, destinados às ceias de Natal e Ano Novo.

Segundo a gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem, Layana Jung, os principais alimentos fiscalizados são o panetone, frutas cristalizadas, aves natalinas, vinhos, uvas, castanhas, nozes, passas, avelã, damasco, entre outros itens. “Nosso objetivo é verificar se o peso indicado no rótulo corresponde ao valor real da mercadoria, para que as pessoas realmente paguem pela quantidade que está sendo indicada na embalagem”, explicou.

Após a coleta, nos dias 11 e 12 de dezembro serão realizados os exames finais quantitativos. De acordo com o Ipem/AP, se houver qualquer irregularidade o fabricante é autuado e tem o prazo de 10 dias para apresentar sua defesa ao instituto. Os produtos analisados devem ser resgatados pelo fabricante no prazo de até 24h após a perícia, caso isso não ocorra o material coletado e analisado é encaminhado para doação para instituições previamente cadastradas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá