segunda, 04 de dezembro de 2017 - 23:26h
Governo e parceiros inauguram sede do Bloco A Banda
Sede é fruto de uma parceria entre o Bloco de Sujos, Governo do Amapá, Sesi, Senai e bancada federal
Por: Andreza Carolina
Foto: André Rodrigues
Governador Waldez Góes participou da solenidade de inauguração da sede do mais tradicional bloco de carnaval do Amapá

Aos 53 anos, a tradicional Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos - A Banda inicia um novo capítulo de sua história: sua sede própria foi inaugurada durante solenidade realizada nesta segunda-feira, 4. Além de centro cultural do grupo, o novo espaço será uma unidade integrada onde serão ofertados serviços de saúde, educação, tecnologia e inovação à indústria e à comunidade.

O local recebeu o nome de A Banda - Centro Sociocultural e Educacional Professor José Figueiredo de Souza – Savino, em homenagem ao presidente da associação, que é um dos idealizadores do Bloco de Sujos conhecido por atrair milhares de pessoas às principais ruas da capital amapaense durante a terça-feira de Carnaval.

A inauguração aconteceu em frente ao novo prédio, localizado na Avenida Ernestino Borges, s/n, bairro Central. Trata-se de um espaço de mais de mil metros quadrados resultado de uma parceria entre A Banda, o Governo do Estado do Amapá (GEA), bancada Federal, Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para que o espaço pudesse ser erguido, o GEA doou o terreno para a construção do prédio e executou a obra com contrapartida de R$ 418 mil, somados à emenda parlamentar no montante de aproximadamente R$ 900 mil, obtidos pela ex-deputada federal Dalva Figueiredo por meio do Projeto Calha Norte.

Posteriormente, o Sesi e o Senai integraram a parceria, possibilitando que, além de sede do Bloco de Sujos, o espaço se tornasse uma unidade integrada para prestação de serviços tradicionalmente ofertados pelas instituições, oportunizando à população mais cidadania, qualificação e, consequentemente, geração de emprego e renda, além de marcar um novo ciclo de profissionalização do carnaval amapaense.

Durante a solenidade foi assinado o Protocolo de Intenções que celebrou a parceria entre o Governo do Amapá e as instituições. “Quando as instituições e as autoridades se unem em torno de um mesmo objetivo, quem ganha é a sociedade. É uma parceria em que a população será a principal beneficiária”, ressaltou o governador Waldez Góes.

José Figueiredo de Souza, conhecido como Savino, destacou que o esforço da parceria para a inauguração do espaço e reconheceu que a sede fortalece o Bloco de Sujos. “A Banda é do povo e a inauguração traduz este sentimento”, afirmou Souza.

O evento incluiu apresentação de percussão de estudantes da Escola Visconde de Mauá, do Sesi, que entoaram a música A Banda, de Chico Buarque. O público pôde também assistir à apresentação de marabaixo do Movimento Cultural Ancestrais.

Sérgio Moreira, diretor regional do Sesi e do Senai Amapá, ressaltou a importância da parceria para a inauguração do prédio. “Este espaço é fruto do esforço de muitos e quem se beneficia é a população do Amapá”, concluiu.

Serviços

A Unidade abriga salas de serviços realizados pelo Sesi nas áreas de Qualidade de Vida e Educação Continuada, Saúde e Promoção da Saúde. Serão atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia; consultas odontológicas e médicas ocupacionais; audiometria; exames de eletrocardiograma e eletroencefalograma; consultas psicológicas; avaliação nutricional e física, entre outros.

Além disso, o Senai Amapá vai atender na área de Educação Profissional, com a oferta de cursos de iniciação e formação inicial e continuada; além de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI).

O espaço começa a atender a comunidade nesta terça-feira, 5, a partir das 8h, com exceção das consultas odontológicas que iniciarão na quinta-feira, 7.

Créditos:

André Rodrigues