Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 04 de dezembro de 2019 - 22:37h
Em 2020, escolas de gestão compartilhada vão priorizar vagas à comunidade local
Governador Waldez Góes anunciou que 70% das vagas para novos alunos serão destinadas aos moradores dos bairros de entorno das instituições.
Por:
Foto: Márcio Pinheiro
Novidade foi anunciada durante reunião nesta quarta-feira, 4

No ano letivo de 2020, as escolas de gestão compartilhada vão destinar 70% de suas vagas para a população dos bairros de entorno. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira, 4, pelo governador do Amapá, Waldez Góes, durante reunião com equipes das secretarias de Estado de Educação (Seed) e da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Com a medida, o governo busca contemplar as comunidades onde estão localizadas as escolas Antônio Messias e Risalva Freitas do Amaral, em Macapá; e Afonso Arinos, em Santana, garantindo aos moradores do entorno prioridade nas matrículas.

Conforme o novo formato, as demais vagas, 30%, serão disponibilizadas para ampla concorrência. Waldez Góes reforçou que a decisão atende a uma solicitação das comunidades.

“É uma decisão muito importante e foi tomada porque, ao longo desses dois anos de experiência com a gestão compartilhada, nós buscamos ouvir a população”, disse o governador. “Nós implantamos esse programa de governo e os resultados têm sido excelentes. Observamos, por exemplo, redução da evasão escolar. Isso repercute na escola, na família e nas relações construídas por essas crianças e adolescentes”, acrescentou.

A gestora da Seed, Goreth Sousa, disse que, em breve, o governo vai divulgar um edital com os procedimentos para a matrícula diferenciada.

Ampliação do sistema de gestão compartilhada

Outra notícia divulgada no encontro, é a de que, em 2020, o Governo do Amapá ampliará a rede de escolas de gestão compartilhada. O sistema deve ser implantado na Escola Estadual Igarapé da Fortaleza, no município de Santana, que será administrada pela Seed e pela Polícia Militar (PM/AP). Haverá audiência pública para discutir a implantação com a comunidade local.

Escolas Cívico-Militares

Na oportunidade, também foi anunciado que o Amapá aderiu ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, lançado neste ano pelo Governo Federal. Em 2020, duas escolas estaduais de Macapá serão contempladas com o modelo: a Professor Antônio Munhoz, no Conjunto Macapaba, e Professor Antônio Ferreira Lima Neto, no Parque dos Buritis. As esquipes das instituições de ensino serão capacitadas.

“Trata-se de um modelo diferenciado do sistema de gestão compartilhada, adotado pelo Estado há dois anos. Nós iremos trabalhar para que as formas se aproximem ao máximo”, afirmou Goreth Sousa.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá