quinta, 04 de novembro de 2021 - 17:10h
Em 2021, Governo já alcançou mais de mil famílias de produtores com investimentos na agricultura familiar
São R$11 milhões de recursos voltados para fomentar a agricultura familiar amapaense
Por: Weverton Façanha
Foto: Secom/GEA
Na próxima semana, a entrega dos fomentos acontece em Mazagão, Pedra Branca do Amapari e Oiapoque.

Em pouco mais de um mês, o Governo do Amapá já repassou R$9,5 milhões do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI) para 54 associações e cooperativas alcançando 1.080 famílias de produtores em 11 municípios.

O PPI tem o objetivo de fomentar a agricultura familiar amapaense. Para colocar a edição 2021 do programa em prática, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) iniciou, em julho, uma chamada pública que, a princípio, atenderia 1.120 projetos com investimentos de R$8,5 milhões.

Com o aumento da demanda, os recursos foram ampliados para R$11 milhões, suficientes para atender 1.290 famílias e 64 entidades, através do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap).

De acordo com o gestor da SDR, Janner Gazel, o programa vem para garantir uma nova etapa dentro do setor primário do Amapá.

“Nosso trabalho é incansável para atender os produtores não somente com os recursos, mas também com assistência técnica”, destacou.

Na próxima semana, a entrega dos fomentos acontece na área ribeirinha de Mazagão, além dos municípios de Pedra Branca do Amapari e Oiapoque.

Mazagão e Igarapé das Armas

Em uma das suas últimas ações, o PPI atendeu 120 famílias do distrito de Mazagão Velho, com investimentos de mais de R$1 milhão, para os setores da mandiocultura e recria de camarão regional.

Outra entrega ocorreu na comunidade de Igarapé das Armas, área rural de Macapá, onde o programa alcançou 20 famílias agrícolas que irão trabalhar o plantio da mandioca e terão um investimento de R $145,600.

“O recurso vai nos ajudar muito e esperamos dobrar nossa produção de mandioca. Reconheço o trabalho dos servidores que são grandes parceiros e auxiliaram para deixarmos a nossa associação com as documentações em dia. Agora, certamente vamos plantar mais e colher mais”, informou o produtor e presidente da Associação de Moradores do Igarapé das Armas, Paulo Moraes.

PPI 2021

O PPI é coordenado pela SDR. Em 2021, o programa já beneficiou 1.290 produtores de 64 entidades agrícolas, totalizando R $11 milhões para a agricultura familiar, que é parte dos R$55 milhões destinados ao setor econômico nos últimos 18 meses.