sexta, 04 de outubro de 2019 - 16:29h
População aprova parceria entre governo e prefeitura para melhorar mobilidade na capital
Convênios firmados nesta sexta-feira, 4, darão continuidade ao plano de obras de mobilidade urbana do Governo do Estado.
Foto: Maksuel Martins/Secom
Parceria vai garantir mais de 30 mil metros de asfalto

Aos 65 anos, a aposentada Maria Barbosa Costa acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 4, a assinatura de dois convênios entre o Governo do Amapá e a Prefeitura de Macapá, para recapeamento asfáltico de ruas e avenidas da capital. Ao todo, o Estado repassará para o Município R$ 30 milhões e 2,5 mil toneladas de massa asfáltica para execução dos serviços.

“É com muita alegria que a gente recebe a notícia dessa parceria, que vai melhorar muito a nossa vida, pois, antes, a gente vivia doente, convivendo com a lama e a poeira”, comemorou Dona Maria.

A aposentada é moradora da Rua Oséas Oliveira, no bairro Jardim I, uma das vias selecionadas para os serviços. Através do convênio, serão recuperadas ruas e avenidas das zonas norte, sul, leste, central e distritos, totalizando mais de 30 mil metros de asfalto.

Outro que está ansioso pela execução dos trabalhos de recuperação da malha asfáltica, é o cadeirante José Carlos, 43 anos, que esperava pela melhoria na mobilidade urbana da capital.

“Isso vai ajudar muito os moradores, principalmente, nós, cadeirantes, que precisamos de acessibilidade em nossas ruas, para que a gente possa trafegar com tranquilidade”, comemorou.

O microempreendedor Ricardo Pereira, 34 anos, é outro que será beneficiado com a parceria firmada entre o governo e a prefeitura. Dono de uma lanchonete, ele acredita que o melhoramento das ruas vai facilitar suas vendas.

“A gente espera um serviço como esse há mais de 12 anos. Eu e minha esposa temos esse empreendimento, e ficava difícil até para trabalhar, porque as pessoas tinham dificuldade de se locomover nessa via”, falou.

Parceria

Os convênios firmados com a Prefeitura de Macapá vão dar continuidade ao plano de obras do Governo do Amapá para melhorar a mobilidade urbana. Um deles, no valor de R$ 25.525.034, é destinado à pavimentação de vias das zonas norte, sul, leste, central e distritos. Nessa etapa, serão 21.753,43 metros de vias pavimentadas.

O outro convênio, no valor de R$ 4.797.792, será para pavimentação asfáltica nos bairros das zonas norte e sul da cidade, entre eles, Zerão, Congós, Muca, Beirol, Jardim Felicidade, Jesus de Nazaré e Novo Horizonte.

O governador Waldez Góes lembrou que o Estado já executou mais de 63 quilômetros de pavimentação de vias em Macapá. Segundo ele, a parceria com a Prefeitura de Macapá vai proporcionar ainda mais benefícios à população.

“Essa parceria é um simbolismo de uma relação madura e respeitosa entre o governo, a prefeitura e bancada federal, tendo a população como prioridade”, enfatizou o governador.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, comentou que o governo foi bastante solícito em garantir os recursos para a execução dos trabalhos.

“Pedimos ajuda ao Estado para a execução desse serviço de recapeamento, que, imediatamente, aceitou e colocou à disposição os recursos do tesouro estadual para acelerar os serviços, pois, não podemos perder o verão”, reconheceu.

Responsável pela articulação da parceria, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, também destacou o benefício unicamente para a população.

“Desde que findou o processo eleitoral, o governador Waldez se colocou à disposição dos municípios e da bancada federal para a realização de parcerias. Hoje, já estamos colhendo esses frutos”, ressaltou o senador.

Créditos:

Maksuel Martins/Secom