Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 04 de agosto de 2020 - 16:21h
Covid-19: Governo supervisiona estabelecimentos comerciais no interior do Amapá  
Equipes da SVS visitaram mais de 150 estabelecimentos de Vitória do Jari, no sul do Estado. Trabalho tem caráter educativo. 
Por:
Foto: Alessandro Veloso
Até esta terça-feira, 4, Vitória do Jari concentrava 1.512 casos confirmados e 13 óbitos.

 

O Governo do Amapá ampliou para os municípios do interior o trabalho criado para supervisionar se comércios, supermercados e outras empresas do ramo estão cumprindo as normas de prevenção à covid-19. As visitas são educativas e ocorrem por etapas, passando a cada semana por dois municípios, fiscalizando estabelecimentos comerciais. Na capital, o trabalho já ocorre desde 15 de abril.

Na segunda-feira, 3, 150 empreendimentos do município de Vitória do Jari, no sul do estado, receberam as visitas de equipes da Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS). Até esta terça-feira, 4, a cidade concentrava 1.512 casos confirmados e 13 óbitos.

O diretor do NVS, Roberto Malcher, explica que a atuação da SVS busca orientar e conscientizar comerciantes e a população em geral.

“Nós observamos movimentação da população, muitas pessoas sem o uso de máscaras, alguns estabelecimentos sem álcool em gel para a higienização das mãos, e isso é muito preocupante devido o crescente número de casos no município. Então nosso trabalho nessas cidades será sobretudo de conscientização e educação da população quanto a importância de se prevenir contra o coronavírus”, explica Roberto. 

Na quarta-feira, 5, a fiscalização acontece em Laranjal do Jari, cidade que concentra o terceiro maior número de casos confirmados no Amapá.  

Para evitar a disseminação do vírus nesses ambientes, as principais orientações são: 

 
Aos funcionários e empresa: usar máscara durante todo o expediente de trabalho; funcionários devem higienizar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool 70%; Higienizar frequentemente carrinhos, cestinhas, balcão, chão, corrimão, maçanetas, mesas, maquininha de cartão com alcool 70% (líquido ou gel); hipoclorito de sódio de 0,1 a 0,5% (água sanitária diluída) ou Água e sabão; organizar as filas internas e externas, fazendo marcação no chão e respeitando o espaço entre 1,5 a 2,0 metros entres as pessoas; controlar a entrada de pessoas ao estabelecimento, obedecendo a distância de 2m² por pessoa; disponibilizar álcool 70% para os clientes higienizarem as mãos; 

Aos clientes: usar máscara quando precisar sair de casa; higienizar as mãos com álcool 70% ou água e sabão quando entrar nos estabelecimentos; ir apenas uma pessoa por família para realizar a compra; não consumir alimentos dentro do supermercado e nem durante as compras; quando chegar em casa higienizar as mãos, sapatos, bolsas, chaves, sacolas e produtos com álcool 70%, água e sabão ou água sanitária. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá