terça, 04 de agosto de 2020 - 09:49h
Amapá divulga lista dos estudantes pré-selecionados ao Parlamento Jovem Brasileiro 2020. Confira
Os selecionados são todos de escolas públicas e aguardam avaliação da comissão nacional para saberem quem será o jovem estudante a representar o Amapá no Congresso Nacional este ano.
O Amapá conta com oito parlamentares na Câmara Federal e, por isso, terá apenas um deputado jovem ao final da seleção.

Governo do Estado concluiu a seleção dos estudantes concorrentes a representar o Estado na edição 2020 do Programa Parlamento Jovem Brasileiro. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nesta terça-feira (4) o resultado preliminar da Etapa Estadual do processo seletivo.

Quatro estudantes do Ensino Médio da rede estadual tiveram seus Projetos de Lei encaminhados à comissão nacional. Essa comissão irá avaliar cada um e selecionar o que mais se aplica aos critérios estabelecidos pelo programa.

No fim do processo, apenas um estudante será empossado como deputado jovem e poderá vivenciar as principais etapas do processo de elaboração de leis, escrevendo projetos e debatendo temas de grande importância para o país no centro do poder, em Brasília.

Os pré-selecionados no Amapá, em ordem alfabética, são:
Ane Beatriz Ferreira da Silva (E.E Sebastiana Lenir de Almeida - Macapá)
Juliane Lima Pimentel (E.E Profª Esther da Silva Virgolino - Macapá)
Luana Adryana de Souza Rodrigues (E.E Tiradentes - Macapá)
Paulo César dos Santos Lima (E.E Alberto Santos Dumont – Santana)

A data prevista para divulgação do resultado final é 18 de setembro de 2020, quando o estudante selecionado vai receber um comunicado via e-mail com sua classificação final ou uma mensagem via Whatsapp da coordenadora do programa no Amapá.

Parlamento Jovem Brasileiro

O programa é uma oportunidade única para os estudantes do ensino médio e tem por objetivo proporcionar a eles a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

As inscrições foram abertas no dia 30 de março e finalizadas em 30 de junho. Vários estudantes de todo país submeteram Projetos de Lei para pré-seleção nos seus respectivos estados.

Na etapa nacional, os projetos são avaliados e classificados de acordo com a originalidade da proposta, a justificativa, se o projeto é claro, preciso e tem ordem lógica, relevância da proposição para sociedade, uso adequado da escrita, se a proposição tem âmbito nacional e se o estudante fez bom uso da técnica legislativa.

O número de vagas para deputados jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais de cada bancada. O Amapá, por exemplo, que conta com oito parlamentares, terá apenas um deputado jovem ao final da seleção.