terça, 04 de abril de 2017 - 11:51h
Secretaria das Cidades treina servidores municipais na captação de recursos
Objetivo é melhorar a capacidade dos técnicos municipais na busca de recursos para projetos públicos
Foto: Secom
Secretaria das Cidades vai oferecer o treinamento aos técnicos de todas as prefeituras

Servidores das Prefeituras de Porto Grande e Ferreira Gomes participaram de um treinamento focado na operacionalização do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse (Rede Siconv). O treinamento foi ministrado pela Secretaria do Desenvolvimento das Cidades (SDC) com foco na utilização da ferramenta digital, considerada um instrumento obrigatório para a realização de transferências da União para os estados, municípios e Organizações da Sociedade Civil (OSC).

O primeiro passo a ser dado quando se deseja obter recursos financeiros é a inscrição de uma proposta de projeto no sistema. Após a aprovação pela União, a parceria é celebrada e os recursos podem ser repassados para diversos fins como construção de praças, orlas, pavimentação viária, escolas, creches, quadras esportivas e demais equipamentos urbanos.

“A intenção é formar esses servidores sobre a utilização do sistema e transferir esse conhecimento para os responsáveis em gerir a ferramenta. Quanto maior o número de pessoas aptas a utilizar o sistema, maior será a capacidade de gestão na execução das políticas públicas que beneficiam o cidadão”, disse o secretário Alcir Matos.

Além do manuseio da Rede Siconv, o evento abordou ainda pontos sobre a legislação, em especial a recente portaria 424/2016 e suas normas, além das boas práticas na administração. “É fundamental que nós, servidores das prefeituras, estejamos informados sobre como usar o sistema. A partir de agora, esse conhecimento vai nos ajudar no dia a dia de trabalho junto ao município de Porto Grande”, concluiu o participante do curso, Márcio Vitorino da Silva.

Nesta primeira capacitação foram treinados 12 servidores, sendo 8 do município de Porto Grande e 4 de Ferreira Gomes. O curso foi ministrado entre os dias 30 e 31 de março. A Secretaria já tem um cronograma para capacitar servidores em outros municípios.