Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 03 de março de 2017 - 19:54h
Escolas iniciam as aulas com monitoramento de segurança
Até o início das aulas, 90 colégios estarão com o sistema operando
Por:
Foto: Patrick Tavares
Sistema está sendo instalado em 122 escolas que funcionam em Macapá e Santana

Mais de 30 escolas da rede estadual de ensino já estão com o sistema de vigilância monitorada funcionando. A expectativa é que até esta segunda-feira, 6, o número de colégios com o sistema operando chegue a 90. O sistema é interligado ao Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes), que também acompanhará em tempo real o que estará acontecendo nas unidades escolares.

O sistema está sendo instalado em 122 escolas do estado que funcionam na área urbana de Macapá e Santana, e mais 12 prédios administrativos da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A prioridade é para os colégios que terão o Ensino Médio em Tempo Integral e os de maior vulnerabilidade, apontados por um estudo feito pela Polícia Militar. A previsão é que todas as escolas estejam com o sistema de monitoramento funcionando ainda na primeira quinzena de março.

Cada escola contará com circuitos de câmeras, de alarmes e de TV, além de cobertura de seguro patrimonial, manutenção e monitoramento 24 horas. Além da Central de Monitoramento em Macapá, uma base está sendo montada em Santana para atender com maior agilidade às demandas dos colégios do município.

A implantação dos kits de vigilância monitorada segue o cronograma inicial e todas as etapas estão sendo cumpridas pela empresa dentro do prazo estipulado em contrato. Mesmo cumprindo com os prazos, ainda há dificuldades na contratação de mão de obra especializada e aquisição de materiais, já que uma das cláusulas do contrato previa que estes dois itens fossem de contratação e compra locais.

O contrato de vigilância monitorada tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses. Além das 134 escolas iniciais que receberão os kits, a expectativa é que até outras 100 unidades sejam beneficiadas com a tecnologia.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá