terça, 03 de dezembro de 2019 - 13:42h
GEA investe R$ 7,4 mi para construção de complexo de segurança na zona oeste de Macapá
Conjunto de obras terá um novo Ciosp, um quartel do Corpo de Bombeiros e um quartel para o BPRE.
Foto: Divulgação Secom
Governador Waldez Góes visita obras da segurança pública na zona oeste da capital, Macapá

Nesta terça-feira, 3, o governador do Amapá, Waldez Góes, inspecionou as obras de segurança pública na zona oeste de Macapá. Acompanhado de secretários de Estado e técnicos da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o chefe do Executivo estadual verificou o andamento de três grandes obras que vão levar mais segurança para a população.

A região vai receber um novo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), um quartel do Corpo de Bombeiros e a nova sede do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE). A previsão é de que as obras sejam entregues no primeiro semestre de 2020.

As novas edificações vão compor um grande complexo de segurança localizado na Rodovia Duca Serra, ao lado do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O investimento geral é de R$ 7,4 milhões, com a contrapartida do Estado de R$ 757 mil.

“A ideia é integralizar o sistema de segurança pública dentro de um único complexo. O nosso objetivo é permitir que o cidadão que vier ao Ciosp, por exemplo, possa ter acesso aos batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros sem precisar se deslocar”, destacou Waldez Góes.

Ciosp

O investimento para a construção do novo Ciosp na zona oeste de Macapá está na ordem de R$ 2.285.671,06, sendo R$ 2.145.480,44 da emenda de bancada federal amapaense, mais a contrapartida estadual de R$ 140.190,62.

O novo prédio terá dois pavimentos com recepção, atendimento, depósitos reforçados de materiais apreendidos em operações policiais, almoxarifado, cartórios, salas para Polícia Militar e Polícia Técnico-Científica (Politec), carceragem, salas para delegados, salas para agentes de Polícia Civil, auditório, sala para reunião, sala para plantonistas, alojamentos e central de operações.

BPRE

A nova sede do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) tem um investimento total de R$ 2.720.777,06, sendo R$ 2.153.965,19 da emenda de bancada, mais contrapartida estadual de R$ 566.811,87.

O novo prédio terá 1.008 metros quadrados de área construída, em dois pavimentos e inclui recepção, salas administrativas, sala de armamentos e carceragem.

Quartel do Corpo de Bombeiros

O novo quartel do Corpo de Bombeiros da zona oeste tem investimento da ordem de R$ 2,4 milhões, sendo R$ 2.427.995,63 da emenda de bancada e contrapartida estadual de R$ 50.228,48.

A edificação terá 1.056,49 metros quadrados de área construída e dois pavimentos compostos por alojamentos e salas para atividades administrativas, um saguão para estacionamento das viaturas, refeitório, sala de instrução, higienização de ambulâncias, área para manutenção de equipamentos e guarita.

Créditos:

Divulgação Secom