Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 03 de dezembro de 2019 - 16:17h
‘Ela nos surpreendeu’, vibra pai diante da evolução da filha em projeto especial do Creap
‘Brincando Terapia’ leva atividades lúdicas que contribuem para desenvolvimento e independência de pacientes especiais.
Por:
Foto: André Rodrigues
Maria Blenda tem paralisia cerebral, e andou sozinha pela primeira vez

A pequena Maria Blenda, 8 anos, emocionou a todos ao conseguir, pela primeira vez, andar sozinha. O momento inédito aconteceu na manhã desta terça-feira, 3, durante mais uma edição do projeto “Brincando Terapia”, desenvolvido pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap).

Maria Blenda tem paralisia cerebral, o que comprometeu o desenvolvimento de parte da sua coordenação motora. Há quase 7 anos ela faz acompanhamento no Creap. O pai da menina, o músico Waldnei Monteiro, falou, emocionado, da melhora da filha na interação e sociabilidade com as pessoas.

“Antes, quando se aglomerava muita gente, ela ficava irritada, queria ir para casa, então, com esses encontros, ela melhorou bastante, interage com todos e gosta de vir para cá. Hoje, ela nos surpreendeu e falou que queria andar só, eu soltei porque eu sabia que ela não iria se machucar e que estava segura. Ela ganhou essa confiança e independência”, comemorou.

Além de Blenda, o “Brincando Terapia” levou 22 crianças, com idades entre 2 e 9 anos, também portadoras de necessidades especiais, como, paralisia cerebral, síndrome de Down e Transtorno Espectro Autista (TEA), para visitarem a brinquedoteca “Espaço da Criança Garden Shopping”, que aceitou disponibilizar o local de maneira gratuita.

Lá, os pequenos realizaram várias atividades lúdicas, que exercitam a imaginação, memória, concentração e desenvolvem a cognição linguística e motora.

O diretor do Creap, Amaury Barros, falou que a atividade ainda favorece o fortalecimento entre pais e filhos, já que eles participam também da programação. “Muitos pais têm um excesso de zelo com essas crianças que têm patologias, e essa abordagem ajuda a desmistificar esses medos e permitir que essas crianças brinquem e sejam crianças. Elas evoluem de forma inconsciente, mas, direcionada pelos nossos profissionais”, explicou.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

André Rodrigues

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá