sexta, 03 de novembro de 2017 - 11:20h
XXI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana inicia neste sábado
Objetivo é discutir melhorias na qualidade do ambiente urbano.
Foto: Divulgação Museu Sacaca
O evento acontecerá no Museu Sacaca, na Avenida Felíciano Coelho, 1509 - Trem

O Estado do Amapá será sede do maior evento nacional de arborização urbana, que acontece no período de 4 e 9 de novembro na capital, Macapá. O XXI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (BAU) será no auditório do Museu Sacaca com vasta programação no horário das 8h às 18h durante todos os dias de atividades. O objetivo é discutir e difundir junto à comunidade científica, acadêmica, empresarial e a sociedade em geral, os avanços da arborização urbana no Brasil e no mundo.

O evento que traz como tema deste ano “Conectando as Florestas Urbanas de Norte a Sul” é promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e conta com o apoio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Ministério Público do Amapá (MPE) e da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

O congresso estimulará o poder público e a sociedade para a conservação e ampliação das áreas verdes da cidade. Além da responsabilidade de discutir as questões relativas à arborização e, a partir do intercâmbio de experiências, ideias e propostas, uniformizar uma ação que possa garantir melhorias na qualidade do ambiente urbana. O Congresso poderá ainda, congregar as tecnologias consagradas sobre a arborização urbana com a biodiversidade amazônica.

Dentro da programação, que acontecerá nos dias 4 e 5, o VIII Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvore (CBEA) que trará arboristas do Brasil todo, e demonstrarão diversas técnicas utilizadas no manejo da arborização urbana. Na ocasião, o campeão da disputa será o representante brasileiro no Campeonato Mundial de Escalada em Árvore realizado nos EUA. Nos demais dias, serão realizadas mesas redondas, palestras, visitas técnicas e apresentações culturais.

O pesquisador do Iepa, Patrick Cantuária, que fará durante a programação, um minicurso sobre a Coleta e Herborização de Algas, Fungos e Plantas, com ênfase em espécies arbóreas, destaca a importância de um evento como este. “Será a primeira vez que o Amapá será sede deste congresso. Todas as técnicas de arborização estarão sendo discutidas com a nossa sociedade, trabalhando melhorias na arborização das cidades”.

As inscrições podem ser feitas online pelo site www.cbou2017.com.br ou diretamente no hall de entrada do local do evento.